ZTOP explica: o 4G do novo iPad vai funcionar no Brasil (quando tivermos 4G, claro)?
Início » HARDWARE » APPLE » ZTOP explica: o 4G do novo iPad vai funcionar no Brasil (quando tivermos 4G, claro)?

ZTOP explica: o 4G do novo iPad vai funcionar no Brasil (quando tivermos 4G, claro)?

RESUMO

Com a licitação do 4G no Brasil confirmada para maio, dá para pensar em uma questão importante: se eu comprar um novo iPad nos Estados Unidos com 4G habilitado, estarei preparado para quando essa tecnologia aportar no Brasil?

Com a licitação das licenças de uso para o 4G no Brasil confirmada para maio pela presidente Dilma Rousseff, dá para pensar em uma questão importante: se eu comprar, na semana que vem, um novo iPad nos Estados Unidos com 4G habilitado, estarei preparado para quando essa tecnologia aportar no Brasil nos testes previstos para 2013 durante a Copa das Confederações e em 2014 na Copa do Mundo?

A resposta é simples e direta: não, por conta da frequência usada para o 4G nos Estados Unidos ser totalmente diferente da que será adotada no Brasil (e na Europa também, mas isso é outra história, a não ser que você more no Uzbequistão). 

Se comprar um aparelho 4G lá, vai funcionar apenas no 3G aqui (e também nas redes HSPA+, mais rápidas e já em funcionamento pelo menos em São Paulo). Não é um investimento para o futuro pensar no 4G agora.

Lembra no começo da tecnologia 3G no Brasil, que nem todo aparelho comprado lá fora (principalmente na Europa) funcionava aqui? É uma situação similar.

A imagem abaixo resume a questão, e vem da própria página de especificações do novo iPad na Apple americana (na página brasileira, o 4G nem é citado, já que ainda estão no ar as especificações do iPad 2):

Leia bem: o modelo LTE para a operadora AT&T usa as frequências de 700 e 2.100 MHz, o da Verizon usa apenas 700 MHz. Nas observações de pé de página, a Apple diz com todas as letras: “4G LTE é compatível com as redes da AT&T e Verizon nos Estados Unidos; e redes da Bell, Rogers e Telus no Canadá”.

No Brasil, a principal frequência que será leiloada é a de 2,5 GHz (entre outras faixas de espectro menores), que (setudodercertoquerovernaCopa) estarão em pleno funcionamento na Copa de 2014, como comentou Erasmo Rojas, diretor para América Latina da 4G Americas, em um papo que tivemos durante o Mobile World Congress 2012, em Barcelona.

E, óbvio, as operadoras de telefonia estão chiando por conta do prazo da licitação (mas se a Dilma disse que vai ter leilão em maio, vai ter leilão em maio, certo?)

Claro que em 2013 veremos um novo novo iPad, e até 2014 teremos um novo novo novo iPad, mas não custa nada pensar no futuro, né? (tks Jesper!)

Escrito por
Henrique Martin
35 comentários
  • Só pra vocês pensarem na frente dos monitores, o listão das frequencias do LTE 4G: http://en.wikipedia.org/wiki/E-UTRA#Frequency_ban

    (e isso que sempre é possível adicionar mais, por exemplo o CPqD está falando em LTE em 450MHz)

    Basicamente: sem que os rádios mudem de hardware para software, a chance de você comprar um aparelho no exterior de LTE que só funciona no país/continente onde foi comprado é bem razoável.

    • a Anatel fala em 450 MHz para zonas rurais… e quem levar 2,5 GHz provavelmente vai levar os 450 MHz junto (por isso a chiadeira das operadoras). e vale lembrar que, mesmo com LTE desde 2010 no norte da Europa (oi, Suécia), só agora começaram a aparecer smartphones por aquelas bandas – até então, eram apenas modems 4G

    • Duodecaband na cabeça! (e ainda vai faltar frequência).
      Caminho é andar com um chaveirinho MiFi…

  • Ahhhhhhhh so porque queria comprar um ipad e usar na rede 4g da tim? timganei so se for pois o 3.5 g dela ta pior do que o gprs da claro

  • vcs podem me explicar uma coisa? esse processado é o mesmo do ipad 2? é ''só'' um dual-core de 1ghz em cada nucleo? se o q mudou foi só a placa grafica ( q me falaram q é a mesma usado no ps vita) então como q eles conseguiram fazer o mesmo processador ficar 4 vezes mais potente do que um tegra 3?

    • pelo que entendi, a GPU PowerVR SGX543MP4 é quad-core apenas e é a mesma do Vita, sendo ela que briga – nos números da Apple – com o Tegra 3. O processador é dual-core de 1 GHz.

    • A NVidia optou por algumas características no Tegra3 para chegar ao mercado antes, assim como havia feito no T2.
      No Tegra 2 por exemplo, optou por barramento de memória single channel LPDDR2. enquanto os concorrentes diretos (OMAP4, Exynos, A5, Snapdragon S3, que chegaram depois) já vinham com dual channel.
      O Tegra 3 repetiu a receita, só que com suporte também a DDR3.
      (o t2 também não tinha suporte por ex. ao NEON, uma extensão com papel semelhante ao MMX, SSE nas cpus x86).

      Vale lembrar que como se trata de um SoC, o barramento de memória serve tanto a CPU quanto a GPU.

      A GeForce embarcada no Tegra2 também não era lá essas coisas, e perde claramente pra 543MP2 do A5 e pro Mali400MP4 (ou seja, quatro núcleos de GPU) do Exynos. No Tegra3 a situação melhora, mas não resolve.
      A Apple aproveitou os números teóricos de desempenho em ponto flutuante nos números divulgados:
      Trabalhando à mesma frequência, a implementação da GeForce no Tegra 3 fica levemente abaixo da SGX543 (single core).

      Por isso nos benchmarks gráficos o Tegra 3 perde até mesmo pro A5 original (que usa um SGX543MP2, dois núcleos 543).
      O mesmo acontece contra o Adreno 225 do Qualcomm S4 (que conta com uma arquitetura mais nova e consideravelmente mais rápida de CPU que o Cortex A9).

      A questão do número de núcleos e frequência de processamento é tão dependente da eficiência da arquitetura e implementação quanto nos PCs, um Pentium D (P4 dual core) 3GHz é massacrado por um Core i3 (Sandy Bridge dual core) 2,2 GHz.

      • cara, obrigado! Com certeza essa foi a resposta mais completa de todas! então pelo jeito n é uma boa ideia comprar um transformer prime infinity né? irei comprar o ipad 3 mesmo, mas o q eu vo comprar e do canada, então nada de 4g né? mas quer saber? to pouco me lixando pra isso, quando 4g chagar aqui no brasil ja vai ter o ipad 50 e ja terá tecnologia para ressucitar o jobs mesmo……

        • Mas aí é que tá o problema, a questão importante é se você prefere o Android ou o iOS, e depois as peculiaridades de cada um (recursos, limitações, disponibilidade de apps).
          Se o lance do teclado for um atrativo e os apps do android são interessantes (ou se já investiu em uma coleção na lojinha dele), não há problema em pegar o Asus…

          Agora, se você quer ter o tablet mais rápido do shopping centre, vai ser o ipad até o meio do ano. Quando devem chegar às gôndolas tablets com S4.
          E ano que vem já tem Omap5 (uma geração à frente do A5x tanto em cpu quanto em gpu) e o A6 (que deve ter a mesma receita do Omap5).

          • cara, eu queria saber da onde vc tira tantas informações, q site vc acessa? pelo nível de seus comentarios, desconfio q vc n acessa o baixaki…….. vc vem de algum imageboard, tipo 4chan? ta, mudando de assunto, eu realmente fico muuuuuuuuito em duvida em relação a IOSxANDROID, tipo, a minha irmã tem um iphone4 ( q alias quebrou por causa de um misera queda de 30CM) e um ipad1, e ja eu tenho um ipod4, um SII e um NOTE e cara, devo confessar q estou muito decepcionado com a samsung, o meu note ja veio com problema de fabrica e meu SII tmb! a tela AMOLED plus n é essas maravilhas todas, sim, ela tem um preto perfeito e cores super vivas, mas, ela n tem uma variedade muito grande de cores, e o amoled só vai até 16bits, ( ta foi mal, eu ia falar sobre IOSxANDROID mas acabei mudando drasticamente de assunto….) mas mesmo o SII sendo bem potente, ele n consegue ser tão fluido quanto o primeiro ipad…… o android tem q melhorar muito, a google gosta de jogar tudo na teoria, mas na pratica n é la essas coisas….. ja o IOS n promete muitas coisas, mas cumpre o q promete…….. sei la vei to falando merda…..

  • estamos muito ,mas muito longe de EUA,Japão e Europa!!!

  • o 4G do novo iPad vai funcionar no Brasil (quando tivermos 4G, claro)?

    Nada claro…

    Nem Vivo…

    Nenhum Oi ou Thau!

      • Que não temos 4G?

        Claro!

        Vivo lendo nestes blog de tecnologia que as operadoras atuando no Brasil não sinalizam com nem um Oi para essa tecnologia à curto prazo.

  • Vejamos, se eu colocar um chip 3G no novo iPad (4G), ele vai funcionar no Brasil (em 3G, obviamente) ?

    Assim podemos obter o melhor do novo modelo, mesmo que usando a mesma rede (3G) do modelo Ipad 2.

    É isto ?

    • Sim Diego, comprei o novo Ipad e estou usando um chip com internet 3G normalmente, funciona perfeitamente!
      Ótima definição de tela, sensibilidade da tela touch muito melhor que o 2, e muitas outras vantagens.
      Não vejo porque deixar de comprar pensando em uma possibilidade de 4G que ainda não sabemos quando virá.

  • nem precisa se preocupar, pode comprar sem medo…

    pois o 3G só tem nome, já que funciona na base do WAP…
    Qdo vier o LTE, TALVEZ funcione no mesmo nível previsto do EDGE…

    Como anda o monitoramento da velocidade pela Anatel?
    Já está valendo???

    Poderiam usar o SIMET.nic.br como teste padrão na casa dos usuários.

  • A sky ainda esta brigando na justica com as operadoras e a Anatel..por esta ter leiloado a faixa de 2,5ghz dela para a implantacao do 4g no Brasil. Alem disso dentre todas as faixas de espectro disponiveis a maioria das operadoras demonstra interesse pela faixa dos 700mhz…uma vez que esta faixa por ser mais baixa necessita de um numero menor de antenas para cobrir as cidades. Isso ocorre tambem porque com a migracao da tv analogica para a digital esse espectro de 700mhz ficou livre..podendo ser entao reaproveitado para o 4g. Agora uma coisa eh certa..o 3g ja funciona precariamente no Braziil..e a banda larga fixa anda no mesmo passo….logo toda essa afobacao para implantar o 4g..nao faz muito sentido..uma vez que as operadoras ainda estao comecando a receber o retorno do investimento feito para a implantacao das redes 3g. Por certo o 4g no Brasil por muito tempo sera algo distante..visto que ateh mesmo na Europa e paises mais desenvolvidos essa tecnolovia ainda carece dd ezpecificacoes e recomendacoes e padronizacao.

  • to querendo comprar um novp ipad na frança modelo 32g 4g, ele vai funcionar aqui no brasil com nosso 3g?

  • O 4G aqui no Brasil vai ter a velocidade de um 3G la fora.. o 4G aqui como a "5G" la fora ou entao como a 4G mesmo..

    Brasil, um pais de todos.. ..tolos!

  • Respeita o pais onde voce nasceu camarada, O mundo inteiro esta afundando e o pais de "tolos" ja ultrapassou a Inglaterra economicamente e esta atualmente na sexta posicao ja quase utlrapassando a Franca. Moro nos Estados Unidos desde de crianca e aqui nao se fala de outra coisa hoje em dia, Todos os canais estao falando sobre o sucesso do nosso Brasil.

    • Como vc pode falar morando por ai….. O dia que o Brasil tiver uma educação razoável para todos ai talvez poderemos falar dessa economia camuflada que engana o resto do mundo!!!!

      Ah outra coisa um pais q não tem portos, nem transporte ferroviário e tem um déficit de energia, não tem infra-estrutura para crescer…..espero q este pais aqui não cheguem nem perto de uma crise q vc passou aí, pois é certeza voltaríamos aos tempos das cavernas.

      Falei!!!

    • Meu Deus… Você mora nos EUA e torce pelo Brasil? Deve ser doido… Experimente vir morar nesse Pais…!!!

  • […] ir de 3G/HSPA+ e Wi-Fi mesmo (lista completa de frequências mundial em PDF). Exemplo claro é o novo iPad, já com LTE de 700 MHz que só funciona nos EUA. A solução para os fabricantes de smartphones e tablets será adotar […]

  • Pessoas, uma ajuda por favor! Estou para importar através de um amigo que esta vindo dos Estados Unidos, um Ipad 3 com wifi e celular. Até onde me informei, devo comprar o da AT&T, pois este modelo será compativel com a nossa 3G aqui do Brasil. Esta correto?
    Outra questão, terei que fazer jailbreak neste aparelho para que ele funcione na GSM do Brasil?
    Se tiver que fazer o jailbreak, onde posso encontrar tutorial que seja confiavel pela internet?

    Antecipo agradecimentos.

    • sim, funciona no 3G daqui. e não precisa de jailbreak, pq todo iPad vem desbloqueado. Mas compre o AT&T, que é compativel com as redes daqui.