Nicholas Negroponte já namorava a Microsoft faz algum tempo, mas agora se rendeu de vez para a empresa de Bill Gates. É sério.
A Microsoft anunciou agora í noite que vai fornecer o sistema operacional Windows XP para o mítico projeto educacional One Laptop per Child (OLPC), que pretende distribuir laptops baratos para crianças em todo o mundo.
Nicholas Negroponte, ex-diretor do MIT, até então era um árduo crítico do Windows em seu projeto do laptop de US$ 100, mas já tinha dado sinais de que estava por vir uma parceria oficial com a Microsoft. E agora veio.
O Linux continua a ser uma opção e os testes do XO com XP começam em junho em “mercados-chave emergentes”, de acordo com um comunicado da Microsoft.
A idéia é fazer o Windows ser uma “escolha expandida” de ambientes operacionais no laptop XO – vai rodar com a ajuda de um cartão SD de 2 GB (inexistente no XO original) – , “com a intenção de criar um XO capaz de manter os dois sistemas operacionais Windows e Linux, dando aos usuários a capacidade de rodar qualquer um dos dois”.
Destaque para a declaração de Negroponte:
“Desde o começo, a meta do OLPC era usar tecnologia para transformar educação ao trazer conectividade e aprendizado construcionista para crianças pobres em todo o mundo. O anúncio de hoje, junto aos planos de uma versão dual boot do laptop XO, amplia nossa capacidade de cumprir nossa visão. Além disso, a OLPC vai trabalhar com terceiros para portar sua interface de usuário, chamada ‘Sugar’, para o Windows.”
O blog Inside Up, da Microsoft, completa algumas informações. O projeto piloto do XO com XP começa mesmo em junho, com máquinas chegando oficialmente ao mercado em agosto ou setembro, inicialmente em “mercados emergentes com governos ou organizações não-governamentais que subsidiam a compra de PCs para estudantes, mas existe a possibilidade de fornecer para outros consumidores por outros canais no futuro”.
O Windows XP usado no XO será o mesmo que a Microsoft adaptou para o Asus eeePC, cujas versões com XP começam a chegar ao mercado norte-americano agora. Os países que comprarem o XOs terão a opção de Linux, mas o dual boot não estará presente no começo e deve surgir apenas como uma opção a longo prazo, quando a OLPC reescrever a BIOS e aumentar a memória flash interna.
Agora, Microsoft e OLPC, o negócio é esperar e engolir as críticas, que já começaram. Depois do clique, um vídeo divulgado pela Microsoft mostra o XP rodando – e o Office também (!) – no XO.
Pera ai !
A Microsoft não estava enchendo o saco para acabar com o XP !?
Quero ver eles terem que usar o Vista!
Bom as crianças podem ficar tranqüilas porque o OLPyC Genius funciona normalmente no Windows! 😉 (inclusive os bugs) :O
http://lucmult.wordpress.com/2008/04/21/olpc-game-jam-no-fisl/
Até mais!
OLPC é um UMPC para crianças?
ricardo, digamos que o OLPC abriu mercado – ou pelo menos deu idéias – pros outros fabricantes criarem seus UMPCs 😉
[…] depois de anunciar sua conversão ao mundo Windows, a organização não-governamental One Laptop per Child (OLPC) mostrou hoje uma prévia da sua […]
O OLPC é apenas um conceito. Duvido que seja realmente usado, do jeito que o Negroponte falou, no preço que ele previu. Na boa, com tanto hype que fazem com o Negroponte, o XO, OLPC ou coisa que o valha… Já nasceu morto. E bateram o último prego no caixão agora.