Anssi Vanjoki, vice-presidente de multimídia da Nokia, fez a apresentação dos novos produtos. A grande novidade foi o N95, um aparelho com tela widescreen resolução VGA capaz de reproduzir vídeos a 30 frames por segundo. A conectividade se dá por meio de Wi-Fi ou HSDPA (3,5 G, disponível em alguns lugares da Europa). A câmera de 5 megapixels tem lentes Carl Zeiss, como em outros celulares Nokia, foco automático e recursos de estabilização de imagens. Tem GPS integrado com mapas de todo o mundo, cobrindo mais de 100 países e 15 milhões de localidades distintas. É um aparelho slider duplo: para um lado, mostra os controles de música e vídeo, para outro, tem o teclado numérico. Vai custar cerca de 550 euros e chega ao mercado no início de 2007 (primeiro trimestre). O Brasil receberá o aparelho, mesmo sem ter rede HSDPA instalada – o N95 funciona com EDGE também.
O Nokia N75, outra novidade, é um aparelho slider com teclas de acesso í música na parte exterior – como o LG Black Safira. Câmera de 2 megapixels, tela de 2,4â€, acesso í internet. Sincroniza músicas com o Windows Media Player. Por enquanto, lançamento exclusivo para o mercado norte-americano para o final do ano (antes do Natal, provavelmente) por US$ 399.
Finalmente, os aparelhos musicais ganharam um upgrade de memória. N91 ganha 8 GB (o atual tem 4 GB), o N73 passa a ter cartão de 2 GB e o N71, cartão de 1 GB. Disponíveis no final de 2006: N91 8 GB vai custar 550 euros, N73, 450 euros (aproximado) e N70, 350 euros.
A história do David Bowie se chama oficialmente Music Reccomenders: com a ajuda de 40 lojas especializadas em música de diversos países (uma do Rio de Janeiro incluída), terá recomendações de o que ouvir. Os usuários do serviço receberão playlists com amostras de 30 segundos de acordo com seu gosto (são 12 gêneros). David Bowie atua como um “poderoso chefão†(nas palavras deles). Vai fazer podcasts vídeos em parceria com Win Wenders para falar das suas descobertas. Versão beta já no ar em www.musicrecommenders.com, oficial entra no ar em novembro.