A Nikon Coolpix A parece uma câmera simples convencional, mas vem com um sensor de câmera igual aos das D-SLR da marca. Vem para brigar com a Sony RX-1 em um corpo compacto e cheio de recursos de gente grande.
O segredo da Coolpix A, posicionada pela fabricante como “a câmera compacta topo de linha”, é seu sensor formato DX (CMOS) usado nas câmeras DSLR da marca. É capaz de tirar fotos de 16,2 megapixels de resolução (formatos JPG e RAW) e filmar em Full HD (1080p). Sua lente fixa grande angular (18,5 mm) é toda construída em vidro e tem abertura bastante luminosa (f/2.8).
Segundo a Nikon, a Coolpix A vem ainda com modos de fotografia manuais (P, S, A, M), captura até quatro quadros por segundo e tem um sistema de autofoco rápido, assim como uma sapata para flash externo. Pelas especificações, a Nikon quis criar uma DSLR de bolso (pesa apenas 299 gramas e mede 64,3 x 111 x 40,3 mm), sem a capacidade de trocar lentes.
A Coolplix A será vendida nas cores preto e prata pelo preço sugerido, nos Estados Unidos, de US$ 1.099,95 (quase US$ 1.700 a menos que o modelo com sensor full-frame da Sony, por sinal). Chega às lojas ainda este mês e já aparece – como todas as câmeras novas da Nikon – no site brasileiro da companhia.
Galeria de fotos (clique para ampliar):