Dica de Trent Reznor (você sabe quem é) para novas bandas que querem fazer sucesso num mundo onde as gravadoras não importam mais:
“Esqueça que você vai fazer algum dinheiro de verdade vendendo discos. Faça sua música bem barata (mas excelente) e a DISTRIBUA DE GRAÇA. Como artista, você quer que mais gente possível ouça seu trabalho. Boca-a-boca é o único marketing de verdade que realmente importa”.
Na verdade, a dica da música de graça vem depois de outra lição importante:
“Se você é um artista pouco conhecido/desconhecido tentando fazer barulho/se firmar: Estabeleça suas metas. O que você quer fazer/atingir? Se busca por super-sucesso mainstream (pense em Lady GaGa, Coldplay, U2, Justin Timberlake), sua melhor aposta na minha opinião é ir atrás das grandes gravadoras e se preparar para dividir todas as receitas/controle criativo/propriedade da música. Para atingir esse tipo de massa crítica atualmente você precisa desse mecanismo de marketing da velha guarda e que só vem dos grandes selos. Boa sorte com isso.”
A aula completa, para quem tem banda ou não, está em inglês, no fórum do NIN.
Acredito nisso! Não tenho banda e nem sou músico, mas acompanho o trabalho do Trent e igualmente da NIN, a música deles é simplesmente arte.