Surgiu no YouTube um vídeo de cinco minutos com um tour pela interface gráfica do OLPC (também conhecido como “laptop de US$ 100,00”). Ela é bastante simplificada em relação ao que encontramos no dia-a-dia em nossos desktops, mas ainda assim parece bastante eficiente e adequada ao tipo de usuário a que se destina: crianças em idade escolar que nunca tiveram contato com um computador.
O único comentário que tenho a fazer é que o processador de textos (uma variante do AbiWord) ainda exige que o usuário “salve” o documento, conceito que pode parecer meio abstrato para um iniciante. Seria mais fácil simplesmente perguntar por um nome/título para o texto ao fechar o programa, e salvar em um local padrão sem expor o conceito de sistema de arquivos ao usuário.
Havia uma distribuição Linux há alguns anos (não me lembro o nome) que era usada em um internet appliance que tinha um sistema desktop baseado em XUL com uma versão do AbiWord com exatamente este conceito: salvar o documento era algo automático, bastava informar um título. E para abrir, era só escolher o documento em uma galeria com thumbnail e título.
UPDATE! – Achei o nome da distribuição, era a OEOne Homebase (screenshot). Infelizmente, não existe mais. A empresa foi comprada por (ou se transformou em) uma fabricante de hardware de rede chamada Axentra.