OK, você gasta uma grana numa placa de vídeo bacana e descobre que ela tem recursos bloqueados pelo fabricante. Sim, pelo menos alguém foi honesto nessa história e prometeu liberar esses recursos em dezembro.
É o que a AMD vai fazer, quando lançar uma atualização de driver para sua ATI Catalyst (será a versão 8.12). Isso vai liberar os recursos ATI Stream de aceleração de vídeo em “milhões” de placas mundo afora – basicamente, da linha ATI Radeon HD 4000. Da definição oficial:
“ATI Stream é um pacote de tecnologias avançadas de hardware e software que habilita os processadores de vídeo da AMD (GPU) a trabalhar em conjunto com o processador central do sistema (CPU) para acelerar aplicações. Os resultados são plataformas melhor balanceadas capazes de rodar tarefas computacionais mais rápido que nunca.“
O software que sai por volta do dia 10 de dezembro terá ainda uma versão gratuita do utilitário ATI Avivo Video Converter. De novo, de acordo com os números oficiais, o programa “capaz de codificar vídeo HD até 17 vezes mais rápido do que apenas com a CPU, em testes feitos com uma ATI Radeon HD 4850”. Donos de ATI Radeon HD 4000, a conferir.
Curioso que, quando a AMD comprou a ATI em 2006, todo mundo esperava que a integração GPU-CPU fosse vir logo. Tudo bem – o chip codinome Shanghai, ou o Opteron Quad-core de 45 nm, também só foi lançado hoje.
Zumo,
outra coisa… os novos positivo Mobo já estão no site da empresa mas ainda não há produto nas lojas, vcs tem alguma informação?
Eu só me pergunto, por que foi lançada com recursos bloqueados em primeiro lugar.
Aí depois lançam software que desbloqueia e querem receber elogios por isso???!! Se acham os “nice guys”??
Falou viu!!!
[…] tempo atrás falamos que a AMD iria liberar novos recursos nas placas ATI Radeon. Hoje – exatamente na data prometida -, […]
[…] a AMD não apenas falou do seu novo processador Opteron “Shanghai†hoje. A empresa de Sunnyvale também teve um “dia do analista†com seus […]