(foto do Flickr da Dell)
Poxa, estava curioso pra ver o Adamo by Dell, o novo ultraportátil da Dell. E pela primeira vez em quase 10 anos cobrindo tecnologia, vi uma empresa fazer barulho em torno do produto, mostrá-lo para a imprensa e guardar de volta no fundo do quarto do Palms Resort, em Vegas – sem dar mais detalhes.
É sério, foi isso que aconteceu. Quem estava no local – Engadget, por exemplo – conseguiu ver e mexer no bicho, sem que ele estivesse ao menos ligado (!). Deu pra perceber que ele tem tela de 13″, é bastante fino e tem três portas USB e uma e-SATA. Depois, descobriram uma versão em branco do Adamo.
E foi isso. Nada de especificações, nada de previsão de lançamento, nada de preço sugerido. Nada nas páginas de imprensa da Dell (só fotos bem ruins no Flickr). Nos blogs da empresa, uma menção rápida ao Adamo e ao novo netbook com tela de 10″, o Inspiron Mini 10.
Parece até que a Dell queria vazar o produto – e o fez, em alto estilo. Então, voltemos a aguardar pelo Adamo (latim para “se apaixonar por” ou algo brega do tipo).
Nagano comenta: Isso está me cheirando o eterno conflito entre o “querer mostrar” do pessoal de marketing que faz uma pressão danada para apresentar seu produto matador no maior evento da indústria versus o “poder mostrar” da engenharia que faz o que pode (e até o que não pode) para finalizar o produto em tempo, mas nem sempre conseguem.
Ou seja, pode ser até que a intenção fosse realmente de mostrar o produto, mas pode ter havido algum problema que o melhor foi fazer alguma firula com ele desligado e sair de fininho do que se arriscar a pagar um mico na frente da imprensa, como fez Bill Gates na famosa demo de um beta do Windows 98 na Comdex do mesmo ano.
Vocês não acreditam quanta fita isolante, gatinho eletrônico, firmware “bugado” e barro fôfo pode haver nessas demonstrações.
***
Alguns instantes depois de publicar essa nota, o povo dos blogs da Dell publicou um vídeo feito no QIK da hora do anúncio do Adamo. Veja se não é, no mínimo, esquisito.
Muito esquisito. Afinal de contas, podemos considerar que o produto foi lançado ou não? 😛
então, foi… mostrado! não anunciaram nada, não lançaram nada.
Tenho certeza que essa foi a intenção da Dell, fazer um tipo de expectativa, estranha, mas uma expectativa!
Se bobiar era só a carcaça!
[…] 2010 – Michael Dell e seus mistérios de CES, vai entender. Ano passado a Dell circulou o Adamo nas mãos de uma modelo durante uma coletiva de imprensa. Agora, um misterioso tablet apareceu também – pelo menos […]