Ei, a AMD não apenas falou do seu novo processador Opteron “Shanghai” hoje. A empresa de Sunnyvale também teve um “dia do analista” com seus top-executivos pra mostrar pro mercado que a AMD está fazendo de tudo para ficar bem das pernas.
Além de falar do roadmap dos seus processadores (imagem acima, clique para ampliar se você gosta de codinomes), a companhia revelou sua estratégia para netbooks (e, não, não estou falando de um Geode como já vimos por aqui). Será que veremos um Atom-killer por aí?
A AMD anunciou duas plataformas para netbooks – e está atenta para o “grande interesse” no mercado de notebooks ultraportáteis e mini-notebooks -: “Congo” e “Yukon”, ambas com baixo consumo de energia.
“Congo” é baseada na CPU dual-core de codinome “Conesus” de 65 nm com os chipsets RS780M e SB710 e está programada para a segunda metade de 2009.
“Yukon” é baseado em uma CPU de 45 nm single-core com os chipsets RS690E e SB600, com previsão de chegar ao mercado na primeira metade de 2009 (não disseram o nome da CPU.
A fabricante disse as duas plataformas são voltadas ao mercado de ultraportáteis (mais caros,por sinal), mas poderão atender a um pedaço do mercado de netbooks, “especialmente para uma audiência que está insatisfeita com a experiência limitada dos mininotebooks”.
Falando em codinomes, em 2010 as plataformas ultraportáteis da AMD terão a plataforma “Nile”, com o chip “Geneva” que usa memória DDR3.E em 2011 chega o dual-core “Ontario” para o mundo dos netbooks e afins. “Ontario” é uma APU, “Accelerated Processing Unit”, feita no processo de 32 nm. (Nagano, traduz essa última pra mim?)
Pelas specs, APU é o Fusion, pois tem uma GPU integrada.
Vai ser uma briga de foice linda…
Alias, qualquer fabricante que batiza seu projeto de Orochi merece uma salva de palmas.
Aquapure Tablets order zolpidem online Think about how dangerous it is driving a car if you haven?t had enough sleep. http://www.hi-sailor.com/ – buy zolpidem