- Tendência em inteligência artificial da semana: Deep Nostalgia, da My Heritage.
- O que é: um site de genealogia (é necessário cadastro para criar uma conta) adicionou a função de animação de fotos de rostos. Você faz o upload no site e, alguns segundos depois, o resultado sai e é possível baixar/compartilhar.
- O que precisa para funcionar direito: uma foto de rosto, colorida ou preto e branca. O movimento dos olhos nas fotos que testei ficou… estranho. Só funciona a animação no rosto.
- O que achamos disso: sentimentos diversos simultâneos – diversão, nostalgia, esquisitice, distopia.
- Qual a tecnologia usada? O uso de “deep learning” utilizado para preencher espaços nas fotos (e dar a sensação de movimento) passa um pouco a impressão de estarmos no vale da estranheza. Segundo o MyHeritage, a tecnologia usada nas “animações de faces nas fotos” foi licenciada da D-ID, companhia especializada em “re-encenamento de vídeo” usando deep learning. Na prática, existe uma base enorme de vídeos pré-gravados que podem ser usados nas animações, com o rosto que está ali na foto (veja o vídeo abaixo).
- Preste atenção: O MyHeritage é um site para criação de árvores genealógicas – e usaram o Deep Nostalgia para angariar novos usuários para a rede (e tentar vender testes de DNA para checar suas origens e antepassados). Não é a primeira ferramenta de fotos que a empresa lança, já que ela tem em suas funções edição de cores e de fotos em geral.
Para assinar a newsletter INTERFACES clique aqui e receba o melhor da tecnologia por e-mail toda sexta-feira de manhã, com a nossa curadoria e análise.
[…] o Facebook da genealogia, lançou uma ferramenta de animação de fotos antigas usando inteligência artificial – fica no limite do legal e do […]