…você investiria?
Sendo um venture capital gigante, um angel investor audacioso ou um monstro do tamanho do Google, proponho um exercício de futurologia para 2008 (este post foi inspirado em uma conversa que tive com o Marcos Tanaka, da Boo-Box, na semana passada).
Falei com algumas pessoas (jornalistas, ex-jornalistas, gente do mercado) e levantei os nomes de algumas empresas, só pra jogar lenha na fogueira. Nem toda empresa foi criada com pensamento em venda, mas pensar em possíveis investimentos é sempre interessante.
A lista que surgiu contém (e alguns motivos possíveis para compra/investimento); selecionei as cinco mais citadas – vale lembrar que muitas delas já receberam aportes de capital:
Aprex – pacote de aplicativos de escritório online com recursos que vão além da concorrência.
Possível comprador: Google, Microsoft (para complementar suas soluções de produtividade).Buscapé – comparador de preços online que investe cada vez mais em conteúdo.
Possível comprador: Google, Yahoo (oferecem serviços similares no exterior e não têm nada parecido por aqui)Boo-Box – plataforma de marketing contexutal.
Possível comprador: Google, Yahoo!, Microsoft (para complementar suas plataformas de publicidade online).Ikwa – rede social voltada ao estudo e carreira.
Possível comprador: Santander (que já é dono do Universia, voltado a universitários).Videolog – o “YouTube” brasileiro faz mais (e melhor) que os concorrentes, sem perder o foco na comunidade.
Possível comprador: Microsoft, Terra, iG (para complementar seus portfólios de vídeos online).
Empresas também citadas: Positivo Informática (é a líder e incomoda muita gente no mercado de PCs); Agência Click (só se agência de fora comprar já foi comprada, ops!); Apontador (qual portal não tem mapas hoje?); Ideiasnet (dona do iMusica, nossa iTunes Store B2B tupiniquim); Módulo (segurança); Eccox (software corporativo); Blaz (projetos de colaboração e web).
Eu investiria na SynapsisDI (http://synapsisdi.com.br). 😉
Acho que o legal mesmo seria se ouvesse uma linha de financiamento no BNDES para projetos como os citados e tantos outros bons projetos que temos por ai, para que as nossas empresas nacionais pudessem se fortalecer e quem sabe se transformar em multinacionais.
Já ta mais que na hora de darmos incentivo ao mercado nacional de tecnologia.
Sem dúvida colocaria US$ 1 zilhão na Dextra (http://www.dextra.com.br). Uma barbada! 😉
[…] Videolog é uma das cinco melhores empresas brasileiras para se investir. Veja aqui. […]
Pra isso q existe a Finep e as incubadoras !
xD
Ng citou a Itautec, Datasul, Bematech e outras q existem pura ai