Já vimos aqui como nascem computadores, placas-mãe e celulares. No fim de abril, fui ver como nascem os carros da Ford na fábrica de Camaçari, na Bahia, numa prévia do lançamento do Novo Ecosport (que começava a ser produzido por lá). Agora o carro já foi lançado – vamos dar uma volta por um pedaço da fábrica onde ele é feito?
Antes disso, números enormes:
- A fábrica de Camaçari é lar para um dos 8 centros globais de criação da Ford e tem como especialização a criação de carros compactos
- até 300 mil carros podem sair dali por ano e existe uma integração de fornecedores de partes e peças dentro da fábrica
- a fábrica de motores consegue produzir 210 mil motores/ano
- a área de solda (que não vimos na visita) tem 650 robôs
- ainda nos robôs, a fábrica tem mais três máquinas que aplicam material selante no compartimento do motor
O que deu para ver: as fotos começam com a carroceria pronta vinda de outra área da fábrica, com as chapas prensadas e as partes básicas de metal já com “cara” de carro. Esses esqueletos veiculares seguem pela linha de produção com intervenção humana para montagem das demais partes: tapeçaria, rodas, bancos,motor, parte elétrica e por aí vai, com transporte em guindastes enormes que levam carro por carro em um balé mecânico.
Poucas horas depois de entrar como uma carcaça, o carro sai pronto para testes e controle de qualidade.
As inúmeras fotos da fábrica (tem um vídeo láaa embaixo também) – clique para ampliar:
O vídeo abaixo mostra a prensadora de chapas gigantesca da Ford. Foi o único momento que, na época, deu para ver alguma parte do Novo Ecosport em fabricação – por sinal, a foto que abre este post é da lateral do chassi do carro.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=yga7qOZJO_8]