Não, não é um monitor movido a vela ou forças sobrenaturais. A Fujitsu Siemens anunciou hoje que começa a vender no verão europeu um novo monitor com consumo de zero watt de energia quando está em modo de espera.
Em vez de pedir ao usuário que aperte o botão de liga-desliga, a tela conta com um dispositivo interno que identifica o momento em que o PC é desligado ou entra em espera, economizando alguns euro-watts por mês ao tirar do ar uma luzinha piscante que agora não pisca mais.
A fabricante diz que o monitor vai custar o mesmo de uma tela LCD convencional, e não deu mais detalhes sobre a configuração da tela. Mas é uma boa iniciativa para um novo mundo “verde” sem LEDs acesos para indicar stand-by (adoraria ter isso na minha TV).
Isso só mostra a necessidade se poupar mais energia nesse mundo que tanto esbanja esse consumo. A empresa sai na frente com o marketing de tecnologia limpa o que de fato é bom para todos.
Ótima iniciativa. Não precisamos de tantos LEDs piscantes e acesos constantemente. Qual a utilidade de um LED aceso em um tom de azul intenso tanto em uso quanto em standby? Meu Samsung LCD tem um LED que chega a incomodar de tão forte, se eu pudesse desligaria-o. Quando saiu do PC por um tempo mais longo eu desligo o monitor no botão mesmo…