Enquanto as TVs de OLED não chegam, um projeto da Basf e da Philips quer levar o OLED aos teto dos carros. O produto, ainda um protótipo, permite deixar a parte de cima dos veículos transparente (isso não é o máximo?)
Segundo as duas fabricantes, o que ocorreu foi um “avanço prático no desenvolvimento de tecnologia OLED que permite sua integração aos tetos dos carros. Os OLEDs ficam transparentes quando desligados, permitindo uma visão clara de fora do veículo, e assim provendo luz apenas quando o carro for ligado”.
Além de deixar os tetos transparentes, o conceito pode ser combinado com células solares na estrutura, gerando eletricidade durante o dia. Nenhuma palavra, claro, sobre quando veremos esses carros do futuro rodando com tetos transparentes.
Não por mal mas acho que não entendi uma coisa. Ele ficaria sempre emitindo luz se o carro estiver ligado? Ou é possível controlar isso?
Ah, e essa placa da última foto me lembrou o filme Chicken Little e a nave espacial, que ficava "transparente" (copiava a imagem da área) e uma das pecinhas caiu do céu 🙂
ligeiro, devera ter uma forma e controlar a iluminação por áreas,
permitindo iluminar zonas especificas…
mas deve levar uns 10 anos até estar comercialmente implantado.
e mais 20 chegar no brasil (com um preço justo)
Para quem nao conhece ainda tem ja existe faz 10 anos ou mais aqueles vidros "eletrotransparentes" que usam uma voltagem baixissima para que o vidro transparente fique opaco. A Maybach usa no teto dos carros. Tambem se usa na area da saude e hoteis para criar privacidade. So pra ilustrar, um video http://en.wikipedia.org/wiki/File:Electrochromic_…
E mais um video bonus da apresentacao do nosso favorito nissan gt-r usando smartglass http://youtu.be/UcxivdjQ1Zw