O Google colocou hoje no ar uma nova ferramenta em português para buscas personalizadas dentro de sites, o Google Custom Search (ou em bom português, Pesquisa Personalizada).
É um motor de buscas baseado na ferramenta do Google (claro!) e, para quem se arrisca a mexer em código, tem uma API disponível para adaptar ao seu site de forma ainda mais personalizada.
Para blogs e sites pessoais, a ferramenta é gratuita, porém vem com anúncios AdSense nos resultados. Para pequenas e médias empresas, existe uma versão paga (sem AdSense), com valores a partir de US$ 100 ao ano e com direito a suporte técnico.
Usar o serviço requer apenas um cadastro no Google (quem não tem?), definir os parâmetros do site e inserir o código na sua página, com opções de personalizar a caixa de buscas com logo do site, por exemplo. É uma boa idéia pra sites (como este Zumo, mea culpa) que têm mecanismos de busca ruins ou querem oferecer mais opções para os visitantes – caso do Parlamento Britânico, que usa o serviço para indexar nove milhões de documentos (bem, este Zumo já está quase no post de número 700, um dia chegamos lá).