A Sony anunciou hoje durante a Photoimage Brazil o lançamento da câmera semiprofissional NEX-C3, novo modelo com lentes intercambiáveis e estupidamente leve e fina. O equipamento será fabricado no Brasil, na fábrica de Manaus, e terá preço sugerido de venda de R$ 1.999 (kit com flash e lente 18-55 mm).
A NEX-C3 é a irmã mais nova da linha NEX (já vimos a NEX-3 e NEX-5 no ano passado) e foi anunciada em julho lá fora. O conceito das câmeras NEX é que elas sejam compactas no corpo (de apenas 225 gramas) e com capacidade de trocar de lentes.
As configurações da NEX-C3 incluem com um sensor APS HD CMOS capaz de capturar imagens de 16,2 megapixels e vídeo em HD (720p), tela de 3″ e uma bateria que dura até 400 cliques, segundo a fabricante.
Com a NEX-C3, a Sony também lança uma nova interface para novatos em câmeras digitais, chamada “Photo Creativity”, que troca termos técnicos como ‘abertura’, ‘exposição’ e ‘balanço de branco’ por ‘desfocar o fundo’, ‘brilho’ e ‘cor’. Um modo tradicional estará disponível, diz a Sony, assim como um recurso novo de filtros de imagem chamado “Picture Effect” (pense num Instagram para a câmera digital!).
Vamos às fotos?
Com o flash “aberto” e ligado (para desligar, basta abaixar). O flash é removível e pode ser substituído por outros acessórios opcionais, como um microfone estéreo.
Como nas NEX originais, não existe visor óptico, só o digital (que é móvel)
Outra mudança – agora bateria e cartões de memória (SD e MemoryStick) ficam em compartimentos separados:
E o slot de cartões:
A NEX-C3 vista de lado:
E, pela falta de botões (óbvia), todos os controles são feitos na com o dial lateral e os botões que comandam a tela:
E, como prometido, a Galisteu, garota-propaganda do lançamento da Sony NEX-C3 no Brasil:
Gostaria de ver um review powered by Zumo dessa NEX aí 😉
já pedi uma 🙂
[2] Eu também gostaria de ver. O Zumo para mim é a equipe que faz os melhores reviews e previews no Brasil. Ricos em detalhes e ricos em imagens, show de bola.
A Sony NEX-C3 não é uma câmera semi-pro nunca! Não é porque ela tem lente intercambiavel que podemos chama-la de semi-pro. Seria o mesmo que chamar as Canon Rebel (T3i, T2i …..) de semi-pro, elas são todas amadoras. Não são amadoras pela qualidade de imagem, mas pela robustes de contrução e durabilidade, fatores extremamente importantes para profissionais. Uma semi-pro que se preze deve ter pelo menos um bom corpo de liga de magnésio.
Semi-Pro não é Pro querido, por mais que você queira… Semi-pro é um limbo! Pra mim, a 7D é semi pro, por mais que você possa chiar… Assim como a Nex-C3 também é!!! Semi-pro é qualquer coisa que não é ridiculamente amadora nem estritamente profissional, ou seja, é MUITA coisa…
Câmera profissional só pode ser de liga de magnésio? Que tal a 5D Mark II que tem o exterior de liga de magnésio, mas o esqueleto interno é do bom e velho aço?
Não foowdjer… Pseudo tecnólogo…
IMHO a definição de "câmera profissional" é qualquer equipamento que capture uma imagem/vídeo capaz de gerar uma imagem que possa ser vendida. Prova disso está nos noticiários da TV que não torcem o nariz para cenas capturadas por telefones celulares por mais "amadoras" que possam parecer.
O que acontece aqui no Brasil é que para um fotógrafo ser (ou achar que está sendo) levado a sério precisa ter uma Canon e/ou Nikon pendurada no pescoço, de preferência com uma power grip e uma baita lente zoom balançando na frente no melhor estilo "o meu é maior que o seu".
Nada contra os modelos topo de linha, mas acho que as pessoas deveriam ser respeitadas mais pelo seu talento em capturar boas imagens do que pelo equipamento que eles usam.
Srs,
tb aguardando um mega-review by Zumo!
Mas, adiantando, sabem o peso dela? E que lentes acompanham esse corpinho (o da máquina)? E qual o tamanho do sensor?
Vou abusar um pouco da amizade e pedir pra vcs um resumo de cameras igual a esse aqui.
Vcs conhecem o cenário brasileiro, preços e qualidade das cameras – além de serem os mais legais do bairro! ^.^
Seria possível?
Gostaria de investir no hobby e sair das point&shot – apesar de fazer ótimas gambiarras no modo Manual…
Poxa, nenhum preview (ou, melhor ainda, review) da Fuji HS20 EXR???
[…] além da incrível NEX-C3, a Sony mostrou sua filmadora HDR-PJ10, que vem com um projetor integrado e 16 GB de armazenamento […]
[…] é a irmã mais nova da linha NEX, de corpos compactos com lentes intercambiáveis, e, junto com a NEX-C3 (made in Brazil!) e a nova NEX-5N (mais abaixo), completam a família de câmeras ultraportáteis […]
[…] A X-S1 parece mais uma D-SLR, só que sem a opção de trocar de lentes. A lente, de 24-624 mm (26x de zoom óptico), fica fixa ao corpo da câmera. O sensor utilizado será o mesmo da X10 (2/3″ EXR CMOS), o que leva a crer que a X-S1 terá 12 megapixels de resolução, capaz de fazer vídeos (tem um microfone estéreo). A tela traseira será móvel, como ocorre em alguns modelos da Sony na linha NEX. […]
[…] vimos a Sony NEX-C3 de perto no seu lançamento, em agosto do ano passado. Agora, após um período de testes, dá para […]