O sistema operacional Windows Phone, da Microsoft, recém-adotado pela Nokia, será o segundo mais usado no mercado de smartphones mundial em 2015, de acordo com um estudo divulgado hoje pela consultoria IDC, à frente do iOS, da Apple. Em compensação, daqui a 4 anos o Symbian estará virtualmente morto.
A liderança ficará, entretanto, com o Android, do Google, que já assume a posição neste ano.
Para o IDC, em 2015 o mercado de smartphones será composto por Android (45,4% de mercado, contra 39,5% previstos para 2011), Windows Phone 7/Windows Mobile (20,9% versus 5,5% em 2011), iOS (15,3% versus 15,7%) e BlackBerry (13,7% e 14,9%). Em 2015, o Symbian, atualmente usado pela Nokia, estará quase extinto, com apenas 0,2% de participação de mercado – o IDC estima que o sistema terá 20,9% de mercado ainda em 2011.
O mercado mundial de smartphones, de acordo com a consultoria, vai continuar a crescer. Os números do estudo indicam que os fabricantes vão entregar 450 milhões de aparelhos neste ano para venda, contra 303,4 milhões enviados em 2010. Segundo o IDC, o crescimento do Android significa a consolidação das estratégias dos fabricantes feitas em 2010.
Não entendo nada de previsões – e acredito que muitas vezes elas erram -, mas esses números do IDC para Windows Phone + Nokia me levam a entender que a Nokia vai se consolidar como o único vendedor de Windows Phone no mercado (e Android, mesmo líder, se fragmenta entre diversos fabricantes que vão brigar pelo público novo de smartphones em preço e funcionalidades). Para a Nokia, pelo menos, os números são bons, né?
Existe algum critério que embasa essa previsão? Tudo bem que o Symbian é ruim e tudo mais, mas não visualizo ("achismo" total) a Nokia usando Windows Phone 7 em modelos low e mid-end…
[]'s!
o IDC vai no otimismo do mercado de smartphones – o original tá aqui: http://www.idc.com/getdoc.jsp?containerId=prUS227…
"Nokia's recent announcement to shift from Symbian to Windows Phone will have significant implications for the smartphone market going forward. "Up until the launch of Windows Phone 7 last year, Microsoft has steadily lost market share while other operating systems have brought forth new and appealing experiences," added Llamas. "The new alliance brings together Nokia's hardware capabilities and Windows Phone's differentiated platform. We expect the first devices to launch in 2012. By 2015, IDC expects Windows Phone to be number 2 operating system worldwide behind Android."
[…] Via ZTOP. […]
Esse fulano tem um histórico de acertos?
[…] Tabela feito por Ztop […]
[…] via Ztop via MeioBit] Tweet 0savesSave Se você gostou desse post, por favor, deixe um comentário ou […]
[…] Tabela feito por Ztop […]
previsão é um esporte de risco, lembre de quantas já erraram até hoje… e ninguem ainda contou com o surgimento de concorrentes ou mesmo melhorias dos que já existem…. não creio ue o symbiam ressuscite ,que o meego cresça, mas e se o apple derrepente virasse um produto popular? com um preço não tão alto… isto seria um fator que poderia mudar toda esta previsão…
[…] Tabela feito por Ztop […]
Para quem quer ser líder a Nokia está demorando um pouco para lançar aparelhos com o WP7 não? Tardaram para melhorar o Symbian e foram atropelados, deixaram morrer o Maemo, praticamente mataram o Meego, não sei se a Intel vai tocar o projeto, apesar de usar Nokia não acredito que eles tenham grande sucesso se não começarem a correr na mesma passada do Google e Apple.
[…] acredita que o apoio da Nokia vá acelerar o crescimento do Windows Phone (e, quem sabe, garanta a liderança prevista pelo IDC em 2015).Tagged as: android, APPLE, gartner, iOS, Pesquisa de opinião Post por Henrique […]
Das previsões, que o Windows vai dominar o mundo não é nem um pouco tendenciosa, resta saber quanto a Microsoft pagou pelas previsões, depois de ter comprado a Nokia prostituida.
[…] (John Gruber, dono do excelente Daring Fireball e megaespecializado em Apple, que o diga): o IDC já disse que o Windows Phone será grande, o iSuppli dizia isso três anos atrás e continua a prever o […]