iG e Google anunciaram hoje que se “amam”. “Estamos apaixonados pelo projeto”, disse Ricardo K, presidente da Brasil Telecom, que controla o iG. O “amor” significa inserir os links patrocinados do Google nas páginas do iG e o Google fornecer serviços para o iG, como busca, e-mail, home page personalizada e softwares como Picasa (o Blogger está de fora), além de Orkut por celular para usuários da Brasil Telecom.
O usuário do portal (e o próprio iG) ganha serviços mais estáveis (e bacanas, claro) e o Google abre suas portas para mais de 8 milhões de usuários únicos (e contas ativas de correio eletrônico) por mês – bom negócio, certo? “A parceria não pára aqui”, disse Caio Túlio Costa, diretor-presidente do iG. Podem vir por aí integração com YouTube e outros serviços do Google.
A migração de plataformas começa em até três meses, com a integração de busca e links patrocinados do Google í s páginas do iG. O e-mail, que continua com a marca iG, vai passar a usar a plataforma do Gmail em até seis meses. “O contrato é exclusivo, mas esse tipo de parceria pode ser ampliada para outros portais no futuro”, afirmou Alexandre Hohagen, diretor-geral do Google.
O curioso da história toda é que Caio Túlio Costa já foi chefe de Alexandre Hohagen muito tempo atrás no velho e bom Universo Online (que estava com seus espiões por lá). Perguntei pro Alexandre sobre a coincidência e ele garantiu que é coincidência mesmo: “Os primeiros contatos entre iG e Google foram feitos antes de o Caio ir para o iG. Na verdade, foi quando o Sergei e o Larry vieram pra cá ano passado”, disse Hohagen.
[…] parceria iG e Google começa a render outros frutos além do e-mail e links patrocinados: um simpático mashup unindo […]
[…] um link lá pro Google Enterprise deles, ou será que vem parceria do Google com o Estadão aos moldes do iG?) e muitas outras coisas (discador? ahn?) aparentemente por […]