Inovação acontece, às vezes, por acaso. Como um interruptor de luz que funciona sobre uma superfície de vidro, formado por uma película de plástico e um sensor de toque, em um produto inventado lá em Portugal.
A ideia veio do Eduardo Luís, sysadmin da Castelhano & Ferreira S.A, que fez a pergunta fundamental (por que não existe isso?) e começou a pesquisar usando superfícies de contato presentes em teclados de computador. Com apoio dos chefes – a empresa projeta escritórios – e de um fabricante de eletrônicos, surgiu o TOQ.
Na definição:
“Composto por uma fina película autocolante transparente colada no vidro, é o suficiente para reagir ao seu toque e dar luz ao seu ambiente.
Desta forma é possível obter o efeito de um interruptor tradicional à distância de um simples toq”
e no vídeo oficial (muitos pontos por usar Happy Mondays na trilha):
A tecnologia, que usa superfície capacitiva para responder ao toque, já está à venda nos projetos da Castelhano & Ferreira. O Eduardo conta no seu blog pessoal como o projeto nasceu.
(dica do @gfelitti)
Muito interessante. Mas se eu estivesse numa sala dessas, eu nunca ia imaginar que aquele adesivo fosse o interruptor hehehe. Provavelmente sairia dando caneladas pelo caminho mesmo.