Que tal um telefone 3G barato – menos de US$ 100 – e que rode Linux? A proposta foi feita pela NXP (subsidiária de semicondutores da Philips) com a Purple Labs, que cria soluções móveis baseadas em open source, e será apresentada oficialmente semana que vem, durante o Mobile World Congress 2008, em Barcelona.
O projeto de referência, a ser utilizado por outros fabricantes de celulares, é baseado no hardware da NXP (Nexperia Cellular System Solution 7210 para 3G) com um processador ARM926 e no sistema operacional Purple Labs Linux, com todos os recursos 3G disponíveis: videochamadas, streaming, navegação na web, entre outros.
As desenvolvedoras do protótipo pretendem fabricar alguns modelos para teste e validação, e a idéia é oferecer o produto para fabricantes interessados do Sudeste Asiático, Leste Europeu e América Latina, que, digamos, têm mais necessidade de inclusão digital via celular que os países ricos – e se for por 3G (caso, claro, os preços fiquem mais competitivos), melhor ainda.
Interessante (e ácida) é a frase de Simon Wilkinson, executivo-chefe da Purple Labs: “Enquanto a maior parte da indústria de Linux se concentra em aparelhos high-end, o Purple Magic é o primeiro aparelho 3G para as massas disponível hoje“. Se for pensar pelo lado da Motorola e da Open Moko (sem contar a Nokia e seus internet tablets), ele tem razão. Talvez o mundo precise mesmo de um sistema operacional barato, aberto e eficiente para mover os celulares.
[…] via Zumo, a Purple Labs anuncia, junto com a NXP (ex-subsidiária de semicondutores da Philips), que […]
[…] Saiba mais (zumo.com.br). […]
Legal, agora vamos esperar chegar nas lojas. 😀
É LINUX no celular vixi onde posso comprar o meu rsrsrsrs
Aqui em Portugal todo mundo tem celular 3G, mas não conheço absolutamente ninguém que faça uso das funções 3G 😛
O pessoal ama celular bom por causa da parte multimÃdia, mais nada. Internet, 3G, é só pra rico mesmo.
PS: Ontem comprei meu 1º celular Linux – Motorola F3, é fraquinho mas que diabo, tem GNU/Linux, é lindão demais 🙂