A Dell atualizou sua versão do sistema operacional Ubuntu em alguns computadores da 7.10 para a 8.04. A oferta é restrita, por enquanto, nos EUA, França, Alemanha, Espanha, Canadá, Reino Unido e até no México e Colômbia (nada de Brasil ainda).
Os modelos que começam a ser vendidos com o Hardy Heron são os notebooks XPS M1330N e Inspiron 1525N e o desktop Inspiron 530N, e outros equipamentos com Linux serão lançados em agosto.
Um dos blogs da companhia, o Direct2Dell, deu mais alguns detalhes do que vem no pacote com o Ubuntu:
– Codecs Fluendo GStreamer para reprodução de MP3, WMA e WMP (eles complementam o LinDVD para reprodução de DVDs).
– Compatibilidade com os leitores de impressão digital presentes nos modelos XPS.
– Compatibilidade com OpenGL nos modelos que vêm com placas ATI (Inspiron 530n e Studio 15n), por meio de um driver fglrx (código proprietário).
– Compatibilidade com saída de áudio HDMI em placas NVIDIA e ATI – ligue seu Dell com Ubuntu ao receiver A/V da sua casa. Diz a Dell que isso não funciona ainda nas placas de vídeo da Intel.
Mais sobre Ubuntu (e FreeDOS) na Dell aqui.
Henrique complementa: aproveitando o tema, hoje (25) é o último dia para participar da campanha do BR-Linux para ajudar a Wikipedia. Vai lá!
Por que a Dell não vende computador com Ubuntu no Brasil? Pelo nossa lei obrigar dar suporte? Preconceito dos funcionários da filial brasileira? A Microsoft comprou a Dell do Brasil? A PolÃcia Federal apreendeu todos os CD do Ubunto que a Dell encomendou? hehehe
completando o comentario do andre,
Por que, Por que… AAAAAAAAAAHHHHHHHHH
Realmente, demorou para a DELL do Brasil vender desktops e laptops com Ubuntu e Debian para residências e empresas, respectivamente.
Qual o nome do pacote para ler/abrir arquivos .XPS?
[…] Fonte […]
Acredito que a Dell não demore a vender com o Ubuntu aqui no Brasil,
é uma questão de tempo, para isso acontecer.
E lógico que vai ser um sucesso, tenho certeza.