Zumo mandou duas perguntas para Roberto Prado, gerente de estratégias de mercado da Microsoft Brasil, assim que soube do novo posicionamento da empresa em relação í interoperabilidade.
Como fica a disputa por padrões ODF x OOXML agora, já que o ODF poderá ser compatível com o Office 2007?
O Office 2007 já possui, via plug-in, a possibilidade de abrir ou salvar arquivos em formato ODF. Esse anúncio aconteceu por meio de uma audiência pública realizada, em julho de 2006, no Congresso Nacional. Vale ressaltar que o componente de software pode ser encontrado no sourceforge.net.
A disputa na ISO e na ECMA continua?
Já sobre a questão da disputa de formatos, trata-se de algo no qual o próprio mercado decidirá. O Open XML já é um padrão ECMA e seguirá no caminho da padronização ISO, conforme determina o processo da entidade. A Microsoft entende que o Open XML possui características que atualmente não estão contempladas no ODF e que são de extrema importância para empresas e consumidores, como segurança e assinatura digital conforme o padrão ICP/Brasil, compatibilidade e acessibilidade, entre outros detalhes.
Nota do editor: enviamos perguntas sobre o tema também para Cezar Taurion, gerente de novas tecnologias aplicadas da IBM Brasil. Assim que a resposta chegar, irá ao ar.
O ECMA não é um padrão. É mais um simulacro de padrão do que qualquer outra coisa.
Ainda ficam pendentes duas questões:
1) E as patentes? A Microsoft libera esse formato sob uma “promessa”, como já fez em outras ocasiões? Se for esse o caso, é uma jogada de marketing, e nada mais. Uma “promessa” não tem valor legal.
2) E as partes da especificação deles que se referem a outras especificações, estas proprietárias? A Microsoft está disposta a resolver esse problema? Se estiver melhor. Senão, o formato deles continuará sendo inaceitável em qualque padronização verdadeira.
desculpe-me, mas a ECMA eh reconhecida pela industria para geracao de padroes (inumeros, por sinal) – eles, inclusive, tem um processo chamado ‘ fast tracking’ que, se devidamente aplicado, possivelmente resultaria na REPROVACAO DO ODF, afinal de contas eh UM ABSURDO um ‘ padrao’ como este NAO SUPORTAR SEQUER ASSINATURA ELETRONICA … por mais que voce queira defender ou atacar qualquer padrao, voce sabe que isto eh realmente inaceitavel…
Assinatura Digital:
DisponÃvel pelo menos desde 2004 no OpenOffice.org (código totalmente aberto) e formalização no ODF 1.2
http://www.softwarelivreparana.org.br/modules/news/print.php?storyid=2298
(2006) PLATAFORMA DE DESENVOLVIMENTO PINHÃO PARANÃ
MANUAL PARA ASSINATURA DIGITAL EM DOCUMENTO BROffice.
http://www.documentador.celepar.pr.gov.br/documentador/acessoPublico.do?action=downloadArquivoUuid&uuid=4d973a6d-dc95-49dc-b057-04d6b5bedf8b
http://wiki.services.openoffice.org/wiki/How_to_use_digital_Signatures
(2005) Just switch! – Secure document exchange with StarOffice 8 (OpenOffice.org)
http://blogs.sun.com/dancer/date/20050308
(2004) OpenOffice.org implements Digital Signatures following W3C XML DSIG
http://marketing.openoffice.org/ooocon2004/presentations/friday/timmermann_digital_signatures.pdf