Net lança Now, serviço de vídeo on-demand (ou “a TV a cabo subiu na nuvem”)
Início » Destaque » Net lança Now, serviço de vídeo on-demand (ou “a TV a cabo subiu na nuvem”)

Net lança Now, serviço de vídeo on-demand (ou “a TV a cabo subiu na nuvem”)

RESUMO

A Net lança seu serviço de vídeo sob demanda, chamado de Now, com mais de 2.000 títulos para os assinantes dos serviços de alta definição da operadora. ZTOP viu antes e conta como funciona.

A Net lança no próximo dia 25 seu serviço de vídeo sob demanda na cidade de São Paulo, chamado de Now, com mais de 2.000 títulos disponíveis no começo. O serviço entra no ar para os assinantes dos pacotes de alta definição da operadora (Net HD e Net HD Max) e terá conteúdos pagos e gratuitos, em definição padrão e HD.

Este ZTOP viu uma prévia do que será oferecido – e vai de filmes em lançamento para aluguel aos velhos e bons canais “adultos”. Até o fim do ano, o serviço estará disponível em toda a cidade de São Paulo e, quem sabe, em outras praças também.

O mais interessante é que o Now não a rede de banda larga (=Vírtua) para transmitir os filmes/programas/e-learning/quem-sabe-games armazenados na “nuvem” de servidores da operadora.

Alguns conteúdos (sinopses, capas de filme) vêm, sim, por IP, em uma rede paralela ligada no set-top box do assinante (como sempre suspeitei, existe um modem ali), mas o uso do serviço Now é independente da conexão de banda larga da casa: desse modo, sua velocidade de download não cai.

E como vai funcionar? No dia 25, assinantes em locais que a rede de fibra óptica da Net já está mais “otimizada” (não divulgaram os bairros ainda) vão ligar o set-top box e ver que tem um novo ícone no menu principal da tela que surge quando você liga a TV. É o Now, que também será o canal 1 da Net (hoje é um canal de propaganda da operadora).

Ao entrar no Now, surgem as opções disponíveis:

  • Now Recomenda: destaques da programação sob demanda;
  • Now Cinema, com duas opções principais:
    Telecine ON: novo “canal” sob demanda da rede Telecine, que vai alugar lançamentos que estão chegando às locadoras de tijolo e cimento (ainda existem?). R$ 9,90 por título, 24 horas para assistir (alguns filmes terão mais tempo)
    Telecine Play: 30 “filmes do mês” da rede Telecine. De graça para quem paga a assinatura dos canais de filmes.
  • Now canais da Net: programação gratuita de alguns canais do lineup da Net (SportTV, Multishow, GNT, Globonews, Canal Brasil, Discovery/BBC, Nickelodeon).
  • Now Kids: programação infantil (gratuita)… e aulas de inglês (!) – essas, pagas. é um jeito de testar capacidades de e-learning via TV.
  • Now Música: shows e espetáculos e (o horror, o horror) karaokê. Tudo gratuito também.
  • Now Variedades: séries de TV, programação esportiva, documentários (incluindo BBC e Discovery); gratuito.
  • Now Adultos: canais Playboy e Venus na primeira fase; programação protegida por senha. Pago, claro.
  • Now Grátis: um apanhado do melhor da programação gratuita. A ideia aqui é educar o assinante a usar o serviço on-demand que possa ter dúvidas sobre o produto.

Escolheu o programa, deu o “play”, começa a ver. Dá para parar e recomeçar de onde parou, até mesmo em outro ponto da rede/TV dentro do domicílio, dentro do prazo determinado após a “compra” do produto. Programas em alta definição (1080i) e definição padrão estarão disponíveis, com som 5.1 (alguns ainda em estéreo). Todo tipo de transação (seja para comprar um filme ou assistir conteúdo gratuito) é feito sempre com senha, para evitar erros/abusos de familiares folgados/criancinhas acessando pornografia.

Como dá para ver nas telas, a Net começa a reformular sua interface de usuário com fundos transparentes (no filme) e escuros (nos menus), mas ainda aguardo a mudança da barra de informações atual para o topo da tela (hoje ela fica embaixo, cobrindo as legendas de um programa).

O que mais interessa, porém, é o leque de opções que um serviço como o Now abre para a experiência de ver TV. Não é “pay-per-view”, que você paga e tem horário certo pra ver. Aqui, a coisa é instantânea mesmo. E, pensando em algo como a opção “Now canais da Net”, quando grande parte dos canais tiver programação disponível sob demanda, você não fica mais preso à grade da operadora.

Já pensou um canal que tem todas as temporadas de “Seinfeld”? Ou de “Lost”? Ou, meu sonho, só “Later… with Jools Holland” Ou programas antigos? (vivas ao Canal Viva, que vem ressuscitando clássicos da TV brasileira – da época que ela ainda tinha alguma qualidade). Ou… séries sincronizadas com o lançamento nos EUA?

E, por que não imaginar, games nesses servidores-monstro da Net permitindo jogar online a qualquer hora, sem precisar pensar em gastar poder de processamento do seu computador? Márcio Carvalho, diretor de serviços e produtos da Net, diz que essa é uma possibilidade.

Outra função que pode vir a ser explorada é a distribuição de conteúdo 3D via Now. Faz todo sentido: existem poucos filmes/programas no formato, tem fabricante que atrela título a seu televisor e o consumidor acaba sem muita opção. Em vez de gastar os tubos em um Blu-ray 3D, a opção do aluguel pode ser mais viável (e barata), certo?

Dados técnicos: o sistema de video on demand da Net usa tecnologia CDN (Content Delivery Network, rede de distribuição de conteúdo) fornecida pela Cisco Systems (que também fabrica alguns set-top boxes da Net, como os do serviço de gravador digital para assinantes Net HD Max).

Os vídeos são codificados em 1080i (se quer 1080p, tem que se contentar com seu Blu-ray player), em uma primeira fase, vêm com as legendas/áudio dublado codificado com o filme. Numa segunda fase, legendas e som virão em separado (uma das benesses do MPEG-4) em formato eletrônico.

A questão do formato de vídeo, por sinal, é um dos motivos pelos quais os canais de filme HBO não estão no Now: a transmissão é ainda feita para a América Latina usando MPEG-2, incompatível com a CDN do Now.

E o outro serviço de vídeo on demand de 2009?: A Net chegou a fazer testes de vídeo sob demanda com distribuição via banda larga (Vírtua). Márcio Carvalho explica que era mais um teste para a banda larga da operadora e que, de dois anos para cá, as plataformas de vídeo mudaram demais. “O conceito da TV ainda é importante, na sala de casa, sentado no sofá”, afirma.

 

 

 

 

Escrito por
Henrique Martin
30 comentários
  • muito bom isso, deu até vontade de jogar a minha sky no lixo haha, agora é hora da sky reagir (na cidade que moro ou voce tem sky ou via embratel)

  • Agora sim está começando a ficar bom! Sem um bom serviço on-demand, nao vejo como as locadoras de tijolo e cimento acabarem, pois quem procura qualidade de video e som e quer se manter fora da pirataria nao consegue conteudo gratis na internet, quando muito pago.

  • Amigo,

    Parabéns pela disponibilização das fotos e detalhes. Mas você tem que revisar algumas questões técnicas no seu texto:
    – O serviço é via IP sim, tudo que passa na rede tem que ser IP. O que ele não usa é a conexão de INTERNET do usuário, mas uma rede específica entre os servidores da NET e o seu decoder (STB).
    – Codificação não é o problema da HBO. Para eles não importa, pq eles podem enviar no formato que a NET pedir e pode haver conversão também para a plataforma de VoD. O problema provável é negociação de conteúdo. NET e Telecine têm a Globo como sócias, que facilita disponibilizar esse tipo de conteúdo.
    – Quanto ao Blu Ray 3D, o custo não é tão impeditivo. Já há modelos no mercado a menos de 900 reais, e promoções que vêm quase de graça junto com a TV. Em alguns meses o preço só tende a despencar mais.

    Bom o lançamento, que é anunciado a vários anos pela NET, e finalmente aconteceu. Concorrente para a Fibra da Telefônica em SP, que já tem VOD há algum tempo. Espero que eles agilizem isso para todas as capitais rapidamente.

    • Pelo que vi são apenas os lançamentos terão esses preços, depois cai para 5,9 e 3,9. Pelo menos é assim que está no meu Setbox

      • sortudo 🙂 tô esperando a Net liberar aqui… mas nada ainda!

  • Ficarei feliz qdo as operadores de telefonia puderem usar seus cabos pra transmitir TV, internet e telefone…

    Aqui na cidade o clima é alternado, ou "chove todo dia" ou "chove o dia todo"
    E essas antenas de Banda KU de 90cm perdem sinal TODA vez. Por isso desisti de TV por assinatura via satelite (Sky, embratel ou telefonica)

    Por isso, mudei pro cabo.
    E para filmes, ainda prefiro torresmo ou ir à locadora (é um programa social)
    Esse pacotes via internet são exageradamente caros.

  • Isso tudo é muito interessante, ainda mais para quem já é assinante da NET HD. Mas será que não vai ter lag mesmo? Vai ser um problema se estivermos assistindo a um filme e bem na hora da maior das ações o sistema der aquelas "paradinhas", típicas dos Video On Demand via internet.

      • Lag eu não vi, mas artefatos em cenas com muito movimento é comum (vide as cenas da série BBC Life, onde voam milhares de pássaros).

    • Achoque vc tem razão…pouco tempo atrás estava assistindo otimo filme no canal MAX, quando chegou na cena do desfecho do filme…..travou….nos quadradinhos….e até hoje não sei como terminou a trama…

  • Ainda não rolou pra quem mora em região não coberta por fibra ótica, hoje liguei meu set-top box e nenhuma novidade…

  • A NET hoje é eleita a quinta operadora em telecomunicações via cabo do mundo e a primeira da américa latina, conheço o sistema NOW de pertinho e posso garantir q pra quem gosta de comodidade, qualidade e gosta de estar à frente de todos se surpreendera. E tenho plena convicção de q o sistema NOW estaráa logo disponível pra muitas localidades.

  • Aqui em Brasília, tentei por diversas vezes assisitir.. Na maioria das vezes demora muito para o filme iniciar, quando inicia a imagem fica totalmente truncada e o som nem se fala.. Até achei que deveria ser conectado o cabo de rede no decodificador… Mas to acreditanfo que esse problema pode ser pontual da minha região..

  • será que alguem, pelo amor de Deus, sabe como eu faço a senha pra alugar os filmes?

  • Acho que o serviço é bom, mas o preço de filmes não é nada convidativo, pois eu uso outros canais de filme por internet e pago em torno de 15 reais por mês, posso assistir quanto desejar. Pelo preço oferecido pela net eu vou nas Lojas Americanas e com mais uns 4 reais compro o filme. Tudo que vem para o Brasil é muito caro, em outros países há serviços identicos por preços mais convidativos. Eu sou assinante da Net a muitos anos, tenho combo HD e o NOW e não há filmes tão atuais assim, é como ir na locadora, salientando que da locadora eu fico 24 horas ou mais com o filme pelo preço de 5 reais. Se a comodidade é não sair de casa, digo e repito está muito caro e acho que a Net deveria rever…. Girlaine

  • Eu gostei, achei muito rápido (sem lag) mas achei os menus desorganizados. Tem programa que achei na busca e não estava em nenhum dos menus. Na programação normal, eu gostaria que a net subisse a legenda quando o menu aparecesse. É a solução que a LG adotou nas tvs.

  • Nao funciona! É um lixo! O serviço fica oscilando e o preparo dos atendentes e equipe tecnica para solucionar os problemas é pessimo! Simplesmente nao consigo comprar uma porcaria de um filme!!!!!!

  • eu tenho os canais da nete mais nao tenho o now o que eu faço

  • EU JÁ T4EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEENHO! IUWHSAIUHSAIUHASIUH muito boom,muito bom mesmo,assisti o filme com qualidade de cinema(som,imagem e rapidez); finalmente uma revolução na net ! '-'

  • não consigo acessar no NOW filmes infantis em 3 D ,so aPARECEM em 3d escolas de samba

  • cade os lançamentos que a net promete?
    now,isso nao existe os filmes e do tempo
    do bolinha,e ua verdadeira piada
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    sou cliente e sei o que falo

  • afff, podia ser de graça isso ai. tipo. paga pra liberar o canal e os filmes de graça.'''

  • Oba, assinei net a 1 mes e num sabia usar, agora vou passar o dia vendo filme.