A NET vai finalmente mudar suaa interface de usuário para um design plano e com mais espaço que dá destaque ao vídeo, entre outras inúmeras pequenas alterações que prometem deixar a vida do telespectador mais fácil.
Mas só vale para quem tem pacote HD.
Uma fase inicial de testes será feita pela companhia de TV a cabo a partir de maio em Piracicaba, no interior de São Paulo. Se tudo der certo, os demais clientes de alta definição (diz a NET que já são metade da base) passam a ter o visual novo em até seis meses, tempo previsto para “entregar” a todos os assinantes.
Mas o mais bacana no papo hoje com Márcio Carvalho, diretor de marketing da NET, foi falar do que não tinha a ver com a interface nova, mas sim com tecnologia…e Copa do Mundo. Três destaques:
1) Sobre alta definição: “A Copa do Mundo será a Copa do HD. Em 2010 pouca gente ainda tinha alta definição, 2014 teremos uma cobertura maior dos jogos em HD, e o serviço on-demand Now vai complementar a transmissão linear”, afimrou Carvalho.
2) E o 4K? Tem espaço nessa Copa? Para a NET, ainda não é hora: “Fifa e Sony já anunciaram que vão testar o 4K durante o torneio no Brasil. Estamos prontos tecnicamente para transmitir, mas não tem nada definido. E é preciso trocar o set-top box do consumidor”, disse. E não vai ter transmissão de jogos em 3D também (o que, digamos, não vai fazer falta).
3) Sobre gravação de vídeo e outros bichos. “Novas caixas (set-top boxes) em desenvolvimento vão permitir o uso do multiroom – você vê no quarto um conteúdo gravado na sala. Estamos avaliando também um gravador na nuvem, on-demand”, concluiu.
Sobre a nova interface, o design foi privilegiado para destacar o vídeo. Tem mais espaços com itens opacos e traz à tona pequenas funcionalidades que já existiam, mas ficavam escondidas.
Em resumo, é assim que a interface da TV a cabo é hoje, cheia de espaços em branco inutilizados:
… e é assim que vai ficar – bem mais parecida com o que é feito com o Now hoje.
Grande destaque para o novo guia de programação:
Que tem até uma grade, algo novo e muito útil:
O gravador digital (para quem tem o recurso) fica mais fácil de acessar e traz os últimos itens gravados (e se gravar uma série, os episódios ficam armazenados em pastas, de forma bem mais organizada).
Ah sim, fica mais fácil agora gravar temporadas completas de um programa:
E da série “por que não pensaram nisso antes?”, a barra de informação do programa traz um ícone do canal, o nome completo do programa no ar naquele momento e os próximos programas a serem exibidos ao lado.
Em vídeo, se o Youtube não tirar do ar:
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=xuo-pVEf_vU]Agora o negócio é esperar a NET liberar o “update” assim que terminar o teste de Piracicaba.
Deveriam focar mais no Ondemand e menos e recursos de gravação.
No Netflix até meus filhos que ainda não sabem ler conseguem escolher o programa, já no NOW. O Catálogo já é bom mas poderia ser ampliado.
E gravação pra mim é um recurso paliativo comparado com o OnDemand, até facilita a vida pra assistir mas é um tempo tomado do usuário para consultar o guia de programação e agendar as gravações, fora o fato de ficar gerenciando a biblioteca.
Achei o visual da interface bem bonito, pq, convenhamos, a interface atual está bem atrás da oferecida pela SKY. Fico pensando se ela vai ter uma boa fluidez nos set-top boxes atuais da NET. Eu não sou 100% satisfeito com a fluidez da interface atual, então tenho receio de que a nova, apesar de bonita, possa ficar mais travada ainda.