MWC 2019 – A nova Nokia, parte da HMD, vem criando um momento interessante para sua linha de smartphones. Segue um modelo muito parecido com os chineses, com aparelhos com configurações decentes a preços razoáveis e de vez em quando uma maluquice tecnológica.
No MWC 2019, essa maluquice é o Nokia 9 Pureview.
E com isso você tem uma nova versão do sistema Pureview, inventado pela Nokia antiga alguns anos atrás e lançado em algum MWC do passado.
O que mais me impressionou foi o fato de as 5 câmeras operarem de forma simultânea. Não é uma para zoom, uma pra X, outra para Y, como os demais fabricantes estão fazendo. Cinco câmeras disparando a 12 megapixels de resolução cada gera imagens incríveis. Dá para brincar de HDR de forma séria em smartphone, dá para gerar imagens e editar a região de foco delas (estilo Lytro), dá para mudar a cor das imagens.
Eu estou realmente impressionado. Claro, tem um fator nostalgia com a Nokia, com Pureview e eu gosto de câmeras esquisitas em smartphones (ainda tenho um Nokia 808 Pureview em casa).
Claro que o mundo não é perfeito, nem o Nokia 9. Seu processador (Qualcomm Snapdragon 845) está ultrapassado, o aparelho é razoavelmente lento ao manipular e editar fotos apesar dos 6 GB de RAM. E, fato mais que óbvio, não deve sair no Brasil – já está disṕonível por 699 dólares.
(nokia)
[…] em seu design, mas a inserção de um sensor ToF frontal (a Nokia colocou um ToF na traseira do 9 Pureview) e infravermelho permitem a primeira maluquice da LG: segurança por reconhecimento de […]
[…] MWC 2019 – A nova Nokia, parte da HMD, vem criando um momento interessante para sua linha de smartphones. Segue um modelo muito parecido com os chineses, com aparelhos com configurações decen…Artigo Completo […]
[…] três câmeras traseiras – grande angular, normal e tele (5x óptico) – mais um sensor Time Of Flight (ou ToF, para os íntimos) que ajuda a medir dimensão/distância dos […]