NVIDIA APX 2500: não é um celular ainda (e nem vai ter esse nome quando vier a existir).
A NVIDIA, mais conhecida pelas suas placas de vídeo, criou um novo processador de aplicativos – o APX 2500 – que promete aumentar ainda mais o número de recursos em um celular: interfaces 3D, reprodução de vídeos em 720p (Windows Media, H264, MPEG-4) e capacidade de filmar e fotografar em alta definição (até 12 megapixels), além de poder vir com uma uma porta HDMI. Tem touch screen (interface ClearPad touch, da Synaptics).
O produto – a foto acima é só um protótipo do que pode vir a ser um celular – foi desenvolvido em conjunto pela hoje onipresente nos noticiários Microsoft e, claro, roda Windows Mobile. A solução de hardware conta com um processador ARM, um núcleo GeForce ultra-low-power (ULP) compatível com OpenGL ES 2.0 e Microsoft Direct3D Mobile, tecnologia nPower para gerenciamento de energia (até 100 horas de reprodução de áudio e 10 horas em vídeo HD).
O APX 2500, em demonstração no Mobile World Congress, em Barcelona, começa a ser produzido em massa no segundo trimestre deste ano, com aparelhos sabe-se-lá-quando chegando ao mercado.