A Oi está com uma campanha na TV alardeando que, a partir de agora, vende celulares desbloqueados. Não sei se isso se aplica a todos os aparelhos ou se há várias condições anexas, já que a URL mostrada na propaganda redireciona para a loja online deles, que não traz nenhuma informação útil. Ainda assim, é uma iniciativa interessante.
O bloqueio, tecnicamente chamado de SIMLock, impede que você use um SIM Card (“chip”) de uma operadora em um aparelho de outra. É o que possibilita as promoções de “celular a R$ 1,00”, porque a operadora tem certeza absoluta que você não vai poder deixá-la. Eu, pessoalmente, considero isso um desrespeito ao direito de escolha do consumidor e uma forma de venda casada (que é ilegal), já que muitas vezes o aparelho desejado só está disponível com plano da operadora X, e o consumidor é usuário da Y.
“Ah, mas sem isso o preço dos aparelhos vai subir”. Sim, vai. Ou você acha mesmo que aquele celular com MP3 e câmera de 2 MP custa só 10 Reais? Não estou defendendo o fim absoluto do SIMLock. Se o usuário quiser um celular subsidiado, que compre. Mas as operadoras deveriam dar ao cliente ao menos a opção de compra de um aparelho desbloqueado, pagando o preço real do aparelho. Tente entrar numa loja TIM, Claro, Vivo ou de qualquer outra operadora e pedir um aparelho desbloqueado. Não existe.
E claro, o bloqueio não é bom o suficiente para parar um usuário determinado. Troquei de aparelho há poucos dias, e ele era travado para uma operadora. Não precisei de 10 minutos no Google para achar o código que, digitado no menu principal, desbloqueia o aparelho. Junto com ele, vários outros códigos para habilitar funções “capadas” pela operadora, como Bluetooth.
Se não quiser fazer o serviço, é fácil achar lojinhas de esquina (especialmente nos centros de comércio eletrônico “popular”) que o fazem, mediante uma módica quantida. Diabos, até as próprias revendas fazem isso por debaixo dos panos: ri muito no ano passado, quando a Claro chegou a Belo Horizonte. Na vitirine de uma das primeiras revendas, havia um cartaz colado: “Desbloqueamos celular TIM”.
A iniciativa da Oi certamente vai incitar uma reação da concorrência, e isso é bom. Finalmente nós, os clientes, teremos o direito de escolha.
Eu acho difÃcil que as outras operadoras passem a vender aparelhos desbloqueados.
Eles preferem vender um aparelho subsidiado com fidelização E bloqueio do que só com a fidelização (Ainda que em tese só a fidelização já bastaria, já que sair da operadora antes dos X meses de contrato você paga uma bela multa)
E se você quer comprar aparelhos desbloqueados, é facil. A Americanas (e a C&A, o Submarino, etc…) vendem aparelhos desbloqueados, muitas vezes até mais barato que o preço do mesmo no pré.
Nossa. Se como cliente de pré-pago a gente já é tratado como lixo, imagina se for comprar um celular já desbloqueado… A atendente não vai nem olhar na sua cara, vai ter um balaio no meio da loja com os celulares 😉
Olha Daniel, por mim… Poderia ser assim agora mesmo. Eu adoraria comprar meu cel como compramos Sucrilhos. Sem ninguem pra me encher o saco ou me passar a perna com um Sim Lock. Prefiro mil vezes. To loko pra desbloquear mew W200 vivo. Vivo pra quem nao tem grana, eh pessimo. A tim eh a melhor opcao pra quem ta duro e o W200 eh o walkman mais barato, mas eh exclusivo da Vivo.
Ah, esse modelo nao tem desbloqueado por lojas alternativas.