O anúncio da parceria entre Flickr e Picnik não é novo. Só que eu não havia experimentado a brincadeira até ontem í noite. E fiquei muito entusiasmado com a excelente integração entre as duas plataformas online.
E por que é interessante usar um aplicativo online de edição de fotos junto ao Flickr? No meu caso, tempo é a primeira resposta. Com fotos e fotos e fotos (eu sei, não paro de clicar quando estou com uma máquina em mãos – só ontem em um encontro de amigos foram… 122 fotos das pessoas, bichos e comida), não consigo editar tudo – ou pelo menos retocar algumas imagens que acho importantes no PC. O Picnik, ao menos em sua versão básica, resolve meu problema.
Dentro do Flickr, o Picnik funciona igual í sua versão web. Os recursos simples (ajuste, corte, redução de olhos vermelhos e alguns efeitos) são gratuitos. Já os efeitos mais avançados (HDR – sem fazer esforço nem usar múltiplas exposições, infravermelho, visual Lomo, Holga e tantos outros) custam US$ 24,95 ao ano. Depois da edição, você escolhe se salva a imagem sobre a original ou cria um novo arquivo. Acho que esse vai ser meu presente de natal 2.0 deste ano.