Em busca de uma informação sobre o Orkut, encontro um Limão no caminho.
Já tinha ouvido falar que o pessoal do velho e bom “O Estado de S.Paulo” estava com projeto de reformular o site e até então Limão era só um codinome para mim. Pra uma empresa tão Estadão, colocar na manchete “Esse é o Limão, o espaço mais inquieto da web brasileira” é bem ousado mesmo.
Mas não imaginei que fosse algo tão… diferente (o design é bem bonitão, tem uma coisa meio Mac OS X no visual). Limão é um site (ainda em beta, para aproveitar a moda) colaborativo, baseado em jornalismo cidadão e wikis, blogs, com serviço de e-mail (aparentemente deixaram um link lá pro Google Enterprise deles, ou será que vem parceria do Google com o Estadão aos moldes do iG?) e muitas outras coisas (discador? ahn?) aparentemente por vir.
Curioso é ver uma iniciativa dessas no ar depois da polêmica dos blogs, que vou me abster de comentar por aqui. Das duas uma: ou vai dar pano pra manga e render algo novo na web-velha guarda (digo, dos jornais) brasileira, criando um novo paradigma pra Web 2.0 tupiniquim ou vai cair no limbo (vide o próprio projeto de comunidade Link, do Estadão. Descanse em paz, será essa a mensagem?). A conferir os resultados.
Mário comenta Fico imaginando como é que os idealizadores desse projeto chegaram nesse nome e como ele será visto pelos internautas que falam inglês. É que na língua dos bretões, limão (= lemon) além de fruta, tem outro significado como gíria – algo como abacaxi no Brasil:
lem·on: (lÄ›m’É™n)
1. A spiny, Asian evergreen tree (Citrus limon) widely cultivated for its yellow, egg-shaped fruit.
2. The fruit of this tree, having a yellow aromatic rind and juicy, acid pulp.
3. Informal One that is unsatisfactory or defective: Their new car turned out to be a lemon.
(fonte: American Heritage Dictionary)
Limão é o nome do bairro onde fica a sede do Estadão na cidade de São Paulo.
O nome do projeto deriva do bairro do Limão, onde a sede do Estadão se encontra. Sim, de fato há o conflito óbvio do conteúdo colaborativo com a campanha de meter a boca nos blogueiros quando da renovação do portal Estadão. MAs há outras perguntas no ar: funcionará como um agregador aberto ou fechado aos produtos online do Grupo Estado. E, se for o segundo, veja bem, o Estadão praticamente não tem equipe própria de geração de conteúdo original para a internet, já que a maioria dos profissionais se limita a reaproveitar conteúdos do JT, Estadão e Agência Estado e, claro, o copidesque rotineiro que fazem da concorrência.
Limão
* Quem sou eu
* Eu sou assim
* Meu mundo
* Minha vida digital
* Minha cara
PERFIL
*
QUEM SOU EU
* Apelido:Limão
* Nome Completo: limao limao
* Eu me defino como:Por que Limão? E por que não?
Ninguém fica indiferente ao Limão. Vai bem com doce e salgado. È um catalizador natural. É refrescante. È azedo, amargo, transformador, é atitude !!!
O que eu sou para você?
* Sexo:Masculino
* Aniversario:25 de Outubro
* Onde vivo:Floripa – SC
* Onde Nasci: –
* RelacionamentoBoa Pergunta
* Filhos: 9
* Vivo com: Minha famÃlia
* Orientacao Sexual: Curioso(a)
*
EU SOU ASSIM
* Meu estilo:Moderno
* O que vejo no espelho:Vontade incontrolável em transformar, agregar, evoluir, contextualizar, melhorar, animar, entreter, viver !!!
* O que me atrai:Dar relevância e contexto à internet. Organizar e hierarquizar o mundo digital
* Meus amigos são:Quem compartilha o propósito de criar algo inovador na internet.
– Criatividade
– Inovação
– Contexto
– Relevância
– Atitude
– Inquietude
*
MEU MUNDO
* Meu trabalho:Estou chegando agora, mas procuro dar ferramentas para que sua vida digital tenha mais cor, sabor, atitude, relevância. Tenho 3 principios:
– Beta Eterno – Evolução constante
– Open Source – Conteúdo e aplicativos desenvolvidos abertamente
– Wiki (Colaborativo) porém buscando relevância e contexto
* Meus estudos: Fui buscar o que havia de mais moderno na internet mundial e ainda estou aprendendo, novidades aparecerão a todo momento. Parcerias
são fundamentais…Colaboração e aprendizado constante.
* Meu tempo livre:Na gastronomia estou sempre presente e sou fera. A música com limão dizem que fica mais interessante. Não dispenso uma praia, mas cuidado comigo ao sol…
Esportes, então, nem se fala. O Palmeiras já me contratou, mas acho que vai haver uma grande disputa pela minha camisa.
O Limão é porque a sede do Grupo Estado fica no bairro com este nome, em São Paulo 🙂
Eu nunca vou entender as estratégias de internet de duas empresas: do Estadão e da Abril. E olha que lá se vão 12 anos do inÃcio comercial da web por aqui, e pelo menos 10 que essas duas empresas estão dando murro em ponta de faca… Já discuti tanto o assunto que cansei. 🙂
caros, escutem quando o alexandre barbosa fala em “copidesque rotineiro que fazem da concorrência”.
o cara conhece do riscado – http://felitti.wordpress.com/2007/02/07/do-jornalismo-de-tecnologia-brasileiro/
abraço,
guilherme felitti
Apenas uma correçãozinha ao comentário do Mário: limão, em inglês, é na verdade lime (e lima é lemon; sim, eu também fiquei surpreso quando me contaram isso, mas os dicionários confirmam).
A unica coisa que não entendo eh essa: pq no Estadao de hj (12 de Nov) tem um MONTÃO de informações sobre Limao…mas o site ta em beta e a base de convite? “Nesta fase de testes, o acesso de usuários é limitado.” QUE EH ISSO? Toda aquela marketing pra nada?
Eh que o pessoal do Limao estao com medo do MySpace brasileiro e do Orkut atualizado – entao resolveram sair por ae falando do Limao…mas que bom vai fazer, se ta em base de teste?
Que burrice.