Qik (lê-se “Quick”) é tudo aquilo que o YouTube para celulares não conseguiu ser ainda. É um aplicativo para instalar no telefone e, por meio de redes 3G ou Wi-Fi, transmite vídeos direto para a web, armazenando-os para visualização posterior. O YouTube até tem um recurso de envio de vídeos pelo celular, mas não é (ainda) em tempo real e demora muito para aparecer o resultado online.
Ainda em estágio alfa de testes, o Qik envia convites a quem se cadastrar no site. Basta dar o número do telefone celular e eles enviam uma mensagem de texto com link para download do software para o aparelho (funciona apenas com modelos da Nokia por enquanto). Só que o uso do site só será liberado quando você fizer o stream de um vídeo qualquer para o site – aí outra mensagem de texto chega, pedindo para atualizar o programa e dando as informações de como proceder para fazer o login.
Consegui ontem í noite o meu cadastro no Qik, e fiz alguns vídeos de teste com meus felinos de estimação. Há um atraso de poucos segundos para a transmissão (ao vivo ou em buffer), e, como tenho uma conta no Twitter, o Qik atualiza automaticamente minha página para notificar que estou ao vivo na web. Os vídeos vão em formato 176 x 144 e podem ser configurados para acesso público ou privado.
O volume ainda é baixo, mas vejo um enorme potencial para uso aqui no Zumo mesmo, para demonstrar produtos que chegam para teste em tempo real (ou “vamos ver o que está no ar na TV digital agora?”). Outro recurso curioso: enquanto ocorre a transmissão, outros usuários do Qik podem comentar seu vídeo, e você vê os comentários na tela do celular.
O único problema é a transmissão de dados. Meu celular é 3G com frequência 2.100 MHz – quer dizer, não tem serviço ainda. Nem arrisco em usar o EDGE. A alternativa é usar a rede wireless de casa, que funciona bem com o N95. Quem sabe, quando chegar o 3G mesmo, não dê pra fazer uma ZumoTV ao vivo? (pelo menos posso transmitir quando vejo em ação um ilustre leitor do Zumo)
amigo, me ajuda. nao consigo receber esse sms com o convite. tem algum esquema especial na hora de colocar o numero?
valeu
Abraços
Alexandre