Durante a CES 2012, a companhia de San Diego anunciou a nova geração do processador Snapdragon S4, que pode ser usado em smartphones, TVs (uma novidade para a Qualcomm) e tablets. Conversei com Stephen Horton, gerente de produto de software/sistema operacional, no estande da companhia para discutir o que vem aí com o Windows 8 – e, bem, eles estão bastante otimistas.
“Já colaboramos com a Microsoft faz algum tempo, e estamos animados com o que vem aí com o Windows 8, que será uma nova experiência muito parecida com os smartphones”, explicou.
Fato é que será a primeira vez que a Microsoft vai lançar um sistema operacional compatível com a plataforma ARM (“preferimos chamar de Snapdragon”, diz o executivo) para complementar a experiência com x86. “Windows no Snapdragon é uma decisão que a Microsoft tomou faz um tempo atrás. Para o consumidor, não há diferença. A interface Metro vai oferecer novas experiências, e quem criar novos apps que forem projetados para Metro, serão compilados para as duas plataformas, ARM e x86”, afirmou. “Para aplicativos legados, porém, a história será diferente”.
Já que o novo Snapdragon S4 roda em TVs (e o maior exemplo disso foi a TV Lenovo voltada ao mercado chinês rodando Android), perguntei a Horton se veremos TVs com Windows. A resposta? “Sem comentários sobre isso. O cliente do Windows 8 vai rodar em diversos formatos compatíveis, incluindo tablets, slates, notebooks e outros produtos. De qualquer modo, vai mudar o jogo”.
Em tempo: fiz o vídeo abaixo no estande da Microsoft após uma concorrida demo do Windows 8 no PC e no tablet em hardware atual (imagino que X86 no tablet). Pela velocidade de transições, dá vontade de ter um agora:
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=qlna6jXSTlQ]
se o Tablet com Win 8 for tudo isso mesmo, Android temei-vos!!!
se a microsoft criar um ecossistema PC-smart-tablet,
igual a empresa do pomar,
e incrementando com o "Touch to Share", do webos,
em que vc trocava itens entre touchpad e palm pre 3 apenas encostando-os
pode me ver 2 kits…
Pelo que ele deu a entender se tiver arquivo binário pra ARM, ele será o mesmo nas três sub-plataformas? (Qualcomm, Nvidia e TI).
Se pessoal já faz confusão com download ia32, ia64 (itanium) e amd64, imagina com mais arm.q, arm.n e arm.ti…
[…] Henrique comenta: Vale lembrar que a Intel sua unidade de chips móveis em 2006 para a Marvell. E a concorrência movida a ARM está animada com o fato de a Microsoft tornar o Windows 8 compatível com essa […]
[…] da base (abaixo) para a unidade ligada ao veículo. Diz a Qualcomm Halo (a mesma do processador Snapdragon que move os Windows Phones e diversos outros smartphones e que comprou a inglesa Halo IPT no final […]
[…] do Windows 8 fico cada vez mais intrigado. A Microsoft deu uma prévia de como vai funcionar o novo Windows 8 para processadores ARM, ou simplesmente WOA, para uso principal em tablets. Como já dissemos no passado, já tem […]