Números enormes do dia: Seagate e AMD fizeram hoje a primeira demonstração pública da nova geração do padrão para transferência de dados nos PCs, a Serial ATA de 6 Gigabits por segundo (!).
O novo padrão SATA, dizem as fabricantes, será compatível com os padrões anteriores (3 Gb/s, ou SATA II, e 1,5 Gb/s – SATA I), e chega aos notebooks e deskops ainda este ano. A demonstração está sendo feita na Everything Channel Xchange Conference, em New Orleans, com dois discos Barracuda de 7.200 RPM SATA da Seagate – um com conexão de 3 Gb/s e outro com um protótipo do chipset da AMD de 6 Gb/s.
AMD e Seagate afirmam que, na prática, o disco de 3 Gb/s roda a 2,5 Gb/s e o disco de 6 Gb/s roda a 5,5 Gb/s, em média.
Diz a Seagate que essa nova geração de interface SATA aumenta ainda a eficiência energética e aprimora o Native Command Queuing (um recurso do SATA) para melhor desempenho geral do sistema e velocidades de transações nos PCs (como modelagem científica, engenharia e simulações, entre outros).
Mais detalhes sobre o novo SATA no site da Serial ATA International Organization. O padrão de 6 Gb/s foi anunciado em agosto do ano passado.
Infelizmente o avanço da velocidade dos drives tem ficado um pouco pra trás do avanço nos protocolos…
E usar um Barracuda 7200 para demonstrar o padrão novo é um tanto forçado.
Antes fosse um VelociRaptor (péssimo nome), WD Caviar Black, Samsung F1 ou SSD rápido (aquele Intel/Kingston, por exemplo) seria mais apropriado.
E resta saber se o padrão vai ser aproveitado pela Western, Samsung, Toshiba, Hitachi e principalmente nVidia e Intel (onde vão usar os drives?).
“(3 Gb/s, ou SATA I, e 1,5 Gb/s – SATA II)”?! Não seria ao contrário?
corrigido. tks.
Adorei o post, estou ansioso para verificar a velocidade de um servidor de arquivos com essas ferramentas…
abraços.
Duvida .. teremos q trocar as MB tb ?
Rodrigo:
O padrão é retrocompatível, da mesma forma como discos SATA-II funcionam em chipsets SATA-I, os discos deverão ser compatíveis com as placas atuais, sem as (possíveis) vantagens de desempenho.
(no caso de MB significar placa-mãe :p)
Muito bancana o posting!
Agradeço por informaçoes sobre o software utiilzado para medir a transferencia de dados no barramento e onde posso baixa-lo ou semelhante para windows ou linux
abs