Smart Lâmpada Retrô Wi-Fi: O que importa
A Smart Lâmpada Retrô Wi-Fi é mais um produto no plano de ampliação dos produtos conectados da Positivo. É o modelo mais recente lançado pela companhia e com função mais decorativa que a outra lâmpada LED conectada da marca – com um toque de inteligência.
- Comprei uma delas semana passada para poder usar uma lâmpada inteligente no quarto, já que o modelo LED inicial da empresa (Positivo Smart Lâmpada Wi-Fi) não atende minhas necessidades para o ambiente(mais sobre isso adiante).
- E, bem, é uma lâmpada. Na caixa, veio o produto protegido em um blister plástico, o manual rápido (que indica baixar o app Positivo Casa Inteligente para iOS ou Android).
- Já tinha o app instalado para Android, resolvi seguir por ali.
- Problema de instalação: o app encontrava a lâmpada, mas não conseguia terminar a configuração, pois o smartphone estava conectado na rede sem fios de 5GHz e não na de 2,4GHz. A lâmpada funciona apenas na rede 2,4GHz.
- Nem roteador (um Eero Pro) e nem o smartphone (Galaxy S10+) permitem alternar entre redes – foi o que pensei na hora (uma alternativa comum citada na web é tentar configurar pelo app da Alexa direto, que consegue fazer essa ponte entre redes).
- Parti para o iPhone (que não é uma opção geral que o consumidor médio tem), repeti o processo, mesma rede e… deu certo.
- No mesmo momento – eu estava no quarto – o Echo Studio da sala avisou (dando um susto em quem estava vendo TV) que tinha produto novo conectado na rede e se eu queria conectar a assistente Alexa nele.
- Mas como eu gosto de deixar as coisas complicadas, resolvi configurar a lâmpada com o Google Home, para ser ativada via Google Nest Mini.
- Por que diabos eu tenho um Nest Mini no quarto e não um Echo Dot? Porque dá para pendurar na parede. E acabei desabilitando a lâmpada recém-detectada pela Alexa (mas dá para deixar os dois ligados funcionando ao mesmo tempo).
no Android, falha no iOS, tudo Ok comando via Alexa desligado conectado no Google Home
- Em resumo, tenho uma lâmpada LED decorativa muito bonita, com vários filamentos que imitam lâmpadas antigas, com uma temperatura de luz muito agradável para ficar no quarto à noite.
- Além de ligar/desligar a lâmpada, é possível controlar o brilho dela pelo Google Assistente ou Alexa. E agora não preciso usar mais o interruptor para acender ou apagar a lâmpada no abajur.
- A Positivo diz que a lâmpada de 7W/ 700 lúmens tem duração estimada em 15 mil horas.
- Eu compraria uma lâmpada dessas? Bem, já comprei e estou usando. Mas vale lembrar que é uma lâmpada LED conectada que não muda de cor, apenas é possível ajustar o brilho. Gostei bastante do resultado final, mantendo uma luz amarelada no quarto.
- Quanto custa? média de R$ 129,90 na Amazon (Interfaces pode receber uma comissão se você comprar pelo nosso link), mas paguei um pouco menos em uma prévia da Black Friday.
Smart Lâmpada Wi-Fi da Positivo
Não é que eu desgoste do primeiro modelo de lâmpada conectada da Positivo. Mas é uma lâmpada que funciona bem com a luz branca – nas opções de uso com cores a iluminação é muito fraca, quase aquelas lâmpadas de segurança para quarto de criança (isso é um problema generalizado de lâmpadas LED coloridas).
Então a minha (que comprei ano passado) fica na sala de TV, controlada pela Alexa, sempre com brilho máximo, na cor branca mesmo. Tentei usar no quarto com tons de amarelo/laranja, porém fica muito escuro o ambiente – por isso o modelo retrô me pareceu melhor.
[…] da lâmpada retrô da […]