No começo da década de 80, era de ouro dos arcades, um jogo muito simples e extremamente divertido virou mania no mundo todo, arrecadando milhares de fichas de jogadores ávidos por “só mais uma partida”. Pac-Man, da Namco, logo inspirou músicas, desenhos animados, brinquedos e todo o tipo de quinquilharias com a carinha amarela do herói estampada. Era a “Pac-Man Fever”, a Febre do Pac-Man.
Quando a Atari anunciou uma versão do jogo para seu console (o Atari 2600), o mundo aguardou com expectativa. Imaginem, trazer toda a diversão do arcade para a sala de estar! Confiante em um sucesso absoluto a empresa produziu 12 milhões de cartuchos, mais do que o número de consoles em uso na época (10 milhões), crente de que as pessoas iriam comprar um Atari só para poder jogar Pac-Man. Talvez fosse verdade, se o jogo não fosse tão ruim: gráficos feios, sons distorcidos e uma jogabilidade que invalidava a maioria das estratégias do arcade fizeram o público torcer o nariz.
Mas 20 anos depois, graças í Jakks Pacific, é possível ter toda a experiência do arcade em casa. E você nem precisa de um videogame ou computador, basta uma TV e o Super Pac-Man TV Game.
Esqueça consoles, cartuchos (ou CDs), controles separados e confusão com fios, o TV Game é um joystick contém tudo o que você precisa para jogar. Basta colocar quatro pilhas AA na parte de baixo, ligar os cabos A/V í TV e pronto! Após algumas telas de copyright surge na tela um menu para seleção de um dos quatro jogos disponíveis: Pac-Man (1980), Pac-Man Plus (1982), Super Pac-Man (1982) e Pac & Pal (1983).
É difícil saber se os jogos são versões (ports) dos originais para o hardware da Jakks ou se são os originais rodando sob uma forma de emulação. Gráficos, sons e jogabilidade são extremamente fiéis ao arcade. A alavanca do joystick só se move em quatro direções, como no original. Isso pode parecer um pouco estranho para quem está acostumado aos joysticks mais recentes, mas rapidamente pega-se o jeito. O botão de tiro só é usado em um dos jogos, Pac & Pal.
Recordes são gravados na memória interna do controle, e se mantém mesmo se as pilhas forem removidas. O único ponto negativo é a variedade: Pac-Man Plus é nada mais que uma versão levemente modificada de Pac-Man e Pac & Pal, apesar de ter novidades como a capacidade de fazer Pac-Man “gritar” contra os inimigos, é muito similar a Super Pac-Man, que por si só não foi um sucesso quando lançado no arcade. Uma seleção com Pac-Man, Ms. Pac-Man, Super Pac-Man e Jr. Pac-Man seria bem mais divertida.
A Jakks produz outros joysticks com jogos clássicos, além de jogos próprios baseados em super-heróis (Superman, Spiderman) e desenhos animados populares (Avatar, Bob Esponja). Destaques vão para o modelo da Activision, com clássicos do Atari como Pitfall!, Atlantis, River Raid, Spider Fighter, Crackpots, Freeway, Tennis e Boxing, a versão Ms. Pacman, com Galaga Mappy, Pole Position, Xevious e Ms. Pacman, e o modelo da Namco, com Pac-Man, Dig Dug, Galaxian, Rally-X e Bosconian. Todos seguindo o mesmo estilo “plug & play”.
O Super Pac-Man TV Game é uma excelente forma de matar o tempo numa tarde chuvosa, e diversão para toda a família.
Super Pac-Man TV Game
Jakks Pacific, www.tvgames.com
US$ 19,90
Nota: 4 de 5
A dúvida sobre port ou emulação pode ser facilmente resolvida com uma chave de fenda ou outras ferramentas menos elegantes. A idéia de ports de todos esses jogos para CPUs modernas não me soa provável — a menos que tenhamos um caso psiquiátrico sério em mãos — e um emulador rodando em quatro pilhas pequenas não parece realÃstico tampouco. Quem sabe uma reconstrução moderna do equipamento original, como um MAME implementado em hardware?
Pensei na chave de fenda, mas decidi me divertir um pouco com o brinquedo antes de colocar sua “integridade eletrônica” em risco :). Creio que abrindo o controle tudo o que vou ver é uma placa com um único chip genérico e conectores, mas agora você me deixou curioso.
Uma das telas de copyright diz que o produto foi desenvolvido para a Jakks Pacific pela HotGen em Londres. O site deles (www.hotgen.co.uk) lista uma série de controles similares, além de “bichinhos virtuais” interativos (V-MIGO) e jogos para consoles tradicionais. Infelizmente, não esclarece muito o mistério.
Vou pesquisar mais sobre o assunto, e tendo novidades atualizo o artigo.
[…] que eu quero: quem tem um Super Pac-Man TV Game? Celebridades: alguém por aqui conhece ou já jogou o Popmundo? Esperança: vem aà jogos […]
ÑJ SEI JOGOR ESSE TAL DE PACMAM