Primeiro SXSW (e sorte de principiante), cheguei ao Austin Convention Center depois do almoço e abri o app para ver o que poderia ser legal no momento. Trombei com uma fila de alguma palestra com o Ryan Gosling (!), mas o moço disse “ei, tem um lance da NASA rolando ali dentro, não quer ver?”.
Descobri então que era uma palestra chamada “Novas iniciativas da NASA para uso de imagens pelo público em geral”, e Don Petit, astronauta e fotógrafo, estava no palco falando sobre como usar a Estação Espacial Internacional (ISS) como base para suas imagens. Ele estava demonstrando imagens aéreas noturnas de cidades do mundo todo, e que elas foram feitas adaptando sua Nikon a um suporte de câmera IMAX que alguém deixou na ISS (abaixo).
Claro que sua lente favorita é uma olho-de-peixe 8mm.
Mas o mais legal foi mostrar a evolução da captura de imagem (foto e vídeo) pela NASA. Desde janeiro, a ISS conta com câmeras RED Dragon com resolução 6K, para conseguir o máximo de detalhe (numa foto de cidade, por exemplo, chega a 10 metros do nível da rua). Petit, em seis meses de ISS, tirou mais de 500 mil fotos (!) da Terra.
No “momento jabá” da palestra – um clássico em que o palestrante oferece um produto/serviço relacionado a seu empregador/empresa – a NASA anunciou duas coisas: que vai lançar um novo filme em formato IMAX em 2016…
E que qualquer pessoa com inspiração pra fazer filmes pode usar material original da NASA como base e participar de um concurso (CineSpace) de cinema. Apesar do “momento-jabá”, valeu por uma explicação interessante: todas as imagens da NASA desde 1958 são de domínio público (eu não sabia disso) e não precisam de copyright para uso (exceções feitas àquelas com humanos-astronautas-funcionários da NASA, por conta de direitos pessoais de imagem).
O pessoal da NASA está bem empolgado com o projeto e quer boas ideias – sejam elas pra comédias, dramas, videoclipes ou até filmes de terror no espaço.
Para ajudar os videomakers, a NASA vai reformular nas próximas semanas sua página na web de busca de imagens…
…que vai ficar bem mais amigável…
…incluindo uso mais fácil em dispositivos móveis. (hora de correr para outra palestra. Escolho robôs ou a crise mundial da água?)]
ZTOP cobre o SXSW 2015 a convite e patrocínio da Dell.
Muito bacana!
Crise da água!!!!!
please…
No trabalho, uso landsat (imagem) e SRTM (topografia).
Muito bom.