Uau! Prepare-se para ouvir bastante (e ver também) esse termo no final de janeiro. Uau significa o tema da prometida enorme campanha de marketing do Windows Vista que já estreou aqui na CES. Conversei hoje com Carlos Gonzales Villegas, gerente de produto Windows para América Latina, e ele adiantou algumas coisas que virão com o Vista em português.
Primeiro, a Microsoft estima vender 10 milhões de cópias do Vista ainda em 2007 só na América Latina. “O potencial é enorme”, diz Villegas. Se pensar que o Brasil representa quase 35% desse mercado (segundo o IDC), dá pra imaginar a ambição da Microsoft com o Vista – some a isso uma pequena parte apenas da população com acesso ao computador e muito interessada em começar a entrar em um novo mundo digital.
Sobre a pirataria do Vista, o executivo afirmou que cópias ilegais do Vista podem sim ser rastreadas e até desabilitadas.”E vamos fazer isso”, disse Villegas. “Mas será um processo sempre transparente ao usuário”, afirma. Um exemplo disso é um possível desvio de licenças corporativas em volume e seu uso indevido por terceiros. “Vamos focar muito em educação, reforço de ações e trabalho de engenharia para evitar a pirataria no Vista”, explica.
E, finalmente, um recurso bem legal do Windows Media Center em inglês estará integrado localmente nas versões do Vista com essa função (Home Premium e Ultimate, se não me engano): o guia eletrônico de programação. Tudo para deixar a vida do usuário mais fácil. “Estamos negociando com alguns fornecedores de conteúdo”, diz o executivo, sem citar possíveis empresas participantes do projeto.