O Ubuntu 7.10 chega amanhã. Este Zumo bateu um papo rápido por e-mail com Gerry Carr, diretor da marketing da Canonical.
Veja o que ele tem a dizer sobre o futuro do Ubuntu, multimídia no Linux, os recentes processos contra a Novell e Red Hat e mais. E amanhã tem review da nova versão por aqui.
Zumo: Esta é a sétima versão do Ubuntu desde que o projeto foi iniciado. Olhando para trás, o que você considera o maior feito? E para frente, qual o maior desafio para as futuras versões?
Gerry Carr: Cada versão é um grande feito. Mark (Shuttleworth, CEO da Canonical) costuma dizer que tendemos a esquecer o quão difícil é lançar uma nova versão sempre dentro do prazo. Cada uma representa um avanço do produto em sua jornada para se tornar a plataforma Linux favorita – e este continua sendo nosso desafio.
Zumo: O sistema de instalação automática de codecs, lançado na versão 7.04, funciona muito bem com músicas em MP3 e vídeos em MOV/AVI, mas e quanto aos DVDs? Sabemos que por questões legais vocês não podem distribuir a libdvdcss nos EUA, mas os usuários não se importam com as questões legais e só querem assistir a seus filmes favoritos sem incômodos. Logo eles começarão a exigir reprodução de discos Blu-ray e HD-DVD também. Há alguma solução para este dilema sendo planejada? Talvez uma parceria para oferecer software comercial que resolva o problema?
GC: O Ubuntu é uma plataforma livre e é nossa intenção trabalhar com a comunidade de software livre e desenvolvedores de software proprietário para resolver este problema. Este é um assunto delicado, que se complica í medida em que a base de usuários aumenta, mas estamos fazendo progressos substanciais nesta área, embora não tenhamos nada específico sobre o assunto nesta versão.
Z: O Ubuntu é conhecido por ser uma distro “magrinha”, distribuída em apenas um CD enquanto algumas outras distros já estão migrando para múltiplos DVDs. Por quanto tempo vocês acreditam que podem continuar com os CDs? A falta de espaço no disco de instalação é uma preocupação nas versões futuras?
GC: A questão do CD é algo essencial para nós. Podemos incluir instaladores e software adicional online, e não vemos o espaço em disco como um problema para esta ou a próxima versão. Mudar a forma de distribuição seria uma decisão muito séria, que hesitaríamos em tomar.
Z: A IP Innovation LLC está processando a Red Hat e a Novell por infringir uma patente que basicamente descreve o conceito de múltiplas áreas de trabalho. O Ubuntu contém a mesma “tecnologia” no Gnome, KDE, XFCE e outros gerenciadores de janelas. Vocês temem que logo o Ubuntu seja envolvido em um processo similar? Qual é o plano de ação, caso isso aconteça?
GC: Não fomos mencionados neste processo, então não quero falar sobre ele especificamente. Entretanto, ele demonstra a fraqueza do sistema de patentes norte-americano e o quão isso é ruim para o consumidor.
[…] perguntas sobre o Ubuntu Rafael Rigues publicou no ZumoBlog uma entrevista (em português) com Gerry Carr, responsável pelo marketing na Canonical. Vale a […]
[…] Ubuntu: quatro perguntas sobre a nova versão […]