Num passado não muito distante, WebOS, Tizen e Firefox eram apenas sistemas operacionais voltados ao mundo dos smartphones. Na CES 2015, as TVs agora rodam esses sistemas, e a vida do consumidor fica um pouco mais fácil ao operar sua televisão inteligente.
1) LG e WebOS
A decisão de comprar os restos do WebOS da HP e adaptar para suas smart TVs deu muito certo para a fabricante coreana, que lança na CES 2015 sua segunda geração de modelos com uma versão atualizada do WebOS 2.0. Vale ressaltar que a LG é a única das três fabricantes citadas nesse post que faz demonstrações de recursos ao vivo na feira.
A primeira grande mudança (choque!) é que o controle remoto minimalista das TVs 2014 cresceu para incluir um teclado numérico e um útil botão “voltar”, um pedido dos consumidores.
Segundo a LG, o Web OS 2.0 está mais rápido (também graças a processadores mais rápidos dentro das TVs) e pequenas mudanças foram feitas para deixar o sistema – um favorito deste ZTOP – ainda mais simples para todo mundo. A interface principal de serviços está mantida, mas agora o lado esquerdo da tela mostra informações de outras fontes de imagem (seja um DVD ou o Netflix, por exemplo).
Outra mudança boa foi deixar a interface em meia tela – canais, recomendações, serviços premium etc -, deixando a programação rodando atrás.
Falando em velocidade, a transição mais perceptível na bagunça da feira é ver que você pode arrastar os ícones do menu de forma realmente mais rápida.
Além disso, um novo menu de configurações rápidas também fica do lado direito da tela.
A LG deve lançar modelos com WebOS ainda este ano no mercado brasileiro. Não tenho dados sobre upgrade de modelos antigos.
2) Panasonic e Firefox OS
A Panasonic anunciou a integração do Firefox OS – baseado em HTML5 e pronto para a maior parte das plataformas de comunicação, de smartphones a TVs – em apenas um modelo da linha LifeScreen (CX350) de 65″. A única TV em demonstração rodava um vídeo em loop, sem dar muitos detalhes.
3) Samsung e Tizen
Era uma vez um sistema operacional baseado em Linux chamado Maemo, criado pela Nokia, que se fundiu com o Moblin, da Intel, e juntos passaram a adotar o nome civil de MeeGo. MeeGo, pai solteiro do filho único Nokia N9, pegou fogo com a plataforma da Nokia e ressurgiu das cinzas como Tizen, prontamente adotado pela Samsung.
Reza a lenda que a Samsung iria adotar o Tizen como substituto do Android, mas isso não aconteceu ainda. Pelo menos na CES 2015 a Samsung disse que suas novas TVs vão adotar o Tizen como plataforma principal de Smart TVs.
A Samsung não fez demos públicas, mas tinha vários modelos com vídeos em loop demonstrando o que será o sistema. Pra mim, lembra bastante o WebOS 🙂
E configurações:
E a Android TV?
Android TV estará nas TVs da Sony.
E nas da Philips e AOC também.
É muita tecnologia para uma televisão.
O Canal Pela Lente de Um iPhone listou os 05 Produtos mais inovadores da CES 2015. Espero que gostem!
https://www.youtube.com/watch?v=RBufn0ssQh0&feature=youtu.be
WebOS, o melhor sistema para embarcados de todos. LG já garantiu um cliente só de ter colocado ele nas TV’s. Quando a Palm ( então comprada pela HP ) o fez em 2010 não tinha android e iOS era só um zigoto. Foi o melhor software que a HP tinha em mãos e jogou no lixo. Se não fosse a LG nunca veríamos essa obra prima de sistema em produtos comerciais.