Olá, Firefox OS. Um aparelho com o sistema operacional open source desenvolvido pela Mozilla deu as caras no Qualcomm IQ 2012, evento da fabricante de chips que acontece hoje e amanhã em São Paulo. É ainda um protótipo de aparelho – tem botões demais na abaixo da tela – usado por desenvolvedores por enquanto.
Muita coisa deve mudar até seu lançamento oficial, previsto para algum momento no começo de 2013 – e tendo o Brasil como primeiro mercado.
Então, às apresentações: a foto que abre este post é da tela de bloqueio e a abaixo, do menu de aplicativos. O Firefox OS é baseado em HTML5, Javascript e CSS e esse aparelho de demonstração usa um processador Qualcomm não-identificado. À primeira vista, é uma interface bem conhecida de quem já usa Android ou iOS, com pequenas modificações. Os botões inferiores não funcionam: somente a tecla Home (e a versão final, pelo que deu a entender, só terá um botão).
O núcleo do Firefox OS, claro, é o navegador Firefox (o Wi-Fi estava meio lento na hora das fotos, mas depois no vídeo abaixo dá para ver que carregou o site inteiro).
E, bem, a multitarefa já funciona (algumas tentativas depois de pressionar o botão Home por alguns segundos).
Mesmo sem botão de voltar, os comandos na tela são rápidos e intuitivos.
E deu para descobrir que o Firefox OS já fala português.
A maioria dos aplicativos – incluindo Cut The Rope e a câmera – não estava funcionando. Pelo menos a calculadora, o telefone e o browser estavam.
O hardware não tem nada de diferente também…
… tirando o adesivo de identificação que o dono do aparelho colou – para não confundir com outros, claro.
No vídeo abaixo, dá para ver o Firefox OS funcionando (o áudio está em inglês):
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Z1s_2zOO2Sw]Fabricantes como Alcatel e ZTE já prometeram lançar aparelhos com Firefox OS.