A guerra dos smartphones também ocorre onde se espera que a maioria dos fones vendidos sejam básicos: na África. A Huawei lança no final do mês um novo modelo de baixo custo, o 4Afrika, que roda Windows Phone 8, em diversos países da região. É um modo de combater o domínio de Nokias básicos no continente, digamos (afinal, o featurephone importa).
Diz a fabricante que os mercados iniciais serão Angola, Egito, Costa do Marfim, Quênia, Marrocos, Nigéria e África do Sul. A iniciativa 4Africa é um projeto da Microsoft para fomentar o desenvolvimento tecnológico desses países: o aparelho é voltado para estudantes universitários, desenvolvedores, empreendedores e gente que migrou do seu featurephone para o primeiro smartphone.
As configurações do Huawei 4Afrika são baseadas em outro Windows Phone 8, o Huawei Ascend W1 (anunciado na CES mês passado): tela de 4″ (800 x 480), processador Qualcomm Snapdragon de 1,2 GHz dual-core, câmeras frontal e traseira e 4 GB de armazenamento interno. O aparelho virá com aplicativos desenvolvidos na África para o mercado local. Nada de preço divulgado.