Velho mantra: mais um dia, mais um aparelho da linha Galaxy – e é o segundo desta semana. Agora é a vez do Samsung Galaxy S4 Zoom, um smartphone híbrido entre o Galaxy S4 Mini (nas configurações do aparelho) e a Galaxy Camera, e que agora pode ser usado como telefone.
Agora dá para dizer que é uma “câmera que fala e acessa a internet”: zoom óptico de 10x (24-240mm), sensor de 16 megapixels e estabilização óptica de imagem no lado câmera. Com a bateria padrão de 2330 mAh, mede 125,5 x 63,5 x 154 mm e pesa 208g (é um aparelho grande).
Para o smartphone, tem um processador dual-core de 1,6 GHz, tela de 4,3″ qHD (960 x 540), opções com 3G/LTE, Wi-Fi, NFC, Bluetooth, GPS e Android 4.2 “Jelly Bean”, com 8 GB de armazenamento interno expansível com cartões microSD.
Se comparar com a Galaxy Camera, é um modelo mais simples, com zoom menor (10x contra 21x), tela menor (4,8″ na Galaxy Camera) e processador mais básico (dual-core 1,6 GHz contra 1,9 GHz quad-core na Galaxy Camera).
Curioso é que o anúncio do S4 Zoom é feito na mesma semana que surgem rumores de um aparelho Nokia codinome “Nokia EOS” com PureView real (=sensor com maior luminosidade e captura de pixels), como o velho 808. Vale lembrar que o Lumia 920 atual tem “Pureview” limitado (~8 megapixels) e é uma das melhores câmeras de smartphones do mercado hoje.
Vamos ver como a Samsung “vende” (=marketing) esse novo aparelho híbrido (como câmera? como duplo? como smartphone?) e se ele vai atacar a Nokia onde ela tem sua maior excelência desde sempre: a fotografia. E no fim das contas, acho que o plano da Samsung (e isso envolve a divisão de câmeras) é cair matando nos fabricantes de câmeras tradicionais, como a Canon.
Nada de preço ou data de lançamento ainda para o S4 Zoom.
[…] ZTOP, Tecmundo e […]