O Gmail tem, finalmente, chats com vídeo. O Live Messenger tem isso faz tempo. O Skype (meu favorito para ligações internacionais) também. Eu até tenho uma webcam em casa, nunca instalada – pura preguiça e entendimento de que, para mim, a webcam seria apenas um penduricalho no monitor.
Mas, tá bom, cada vez mais tenho mais gente pendurada no meu Gtalk (nunca instalei o software pro desktop, por sinal). O Google adiciona novos amigos conforme você conversa com pessoas que têm Gmail, e isso pode ser invasivo (viva o botão de bloqueio!). E agora chat com vídeo.
O Gmail instalou o plug-in com rapidez, pediu pra reiniciar o Firefox e pronto. Amigos com câmera aparecem na lista de contatos com uma câmera ao lado. Mesmo sem eu ter uma câmera, o plug-in reconheceu meu microfone USB – que o Skype sempre se confunde – automaticamente, assim como os alto-falantes padrão.
Não consegui fazer uma chamada, infelizmente. Meu único contato com câmera instalada estava “away” e eu só ouvi o telefone do Gtalk chamar – pelo menos a qualidade pareceu boa do toque (infâmia de testador de software). Precisa ver na prática, o que não vai ser agora (sono e ausência de pessoas online). Com isso, um vídeo do Google sobre o tema:
E, tentando responder a pergunta acima, não sei se vai “matar” um Messenger ou Skype. Creio – e espero – que não. Pra mim, pode ser uma alternativa para chamadas internacionais ocasionais, ainda mais se a qualidade de som for realmente boa.
O que eu acho muito bacana é que o recurso de chats por vídeo usa padrões da web como H.264, XMPP e RTP. Vale lembrar que um certo aparelho celular com maçã não roda Flash nativo, mas roda vídeos H.264 (dá-lhe Globo.com na concorrência com o YouTube por lá). Será que isso vira um atalho (quem sabe, um dia) para videoconferências no telefone da maçã? Dãaa para o blogueiro. esqueci que o fone-maçã não tem câmera frontal. dãaa de novo. </futurologia>
Update: consegui usar, num Mac com webcam. O som é bom, o vídeo tem um pequeno delay, mas funciona direitinho.
Ah… só uma pergunta, videoconferência no iPhone com a câmera traseira?
hehe 🙂
marcelo, esqueci disso mesmo. vou atualizar o texto. dãaa para mim.
Sempre podemos usar o kit especial para o iPhone. Com ele, seus problemas de video-conference acabaram:
http://gizmodo.com/5015395/apple-introduces-iphone-3g-videoconferencing-kit-zomg
😛
[]
MT
é por estas e outras q a Apple e M$ vao ficando para traz, se a qualidade deste treco for boa, estao em maus lençóis, caro Joe
ex. minha mae q nao entende nadinha de nada .. ensinei a usar o Gmail.. pronto agora só quer saber de gmail e descobriu sozinha o chat, ai vem o video .. o docs… pronto esta dominada pelo Google , ela nem sabe oq é Word muito menos Iphone , certamente ela vai querer mais cedo ou mais tarde um celular do “Google” pronto criaram a dependente Google. Acredito q isso vai acontecer em maior escala.