Dobrável popular? | Motorola + premium | Selfie 0,5
Início » NEWSLETTER » Dobrável popular? | Motorola + premium | Selfie 0,5

Dobrável popular? | Motorola + premium | Selfie 0,5

RESUMO

Edição enviada em 01 de julho de 2022 aos assinantes da INTERFACES NEWSLETTER. Assine e receba toda sexta de manhã.

Fim de junho devagar, com aquela sensação de que o pé pisa forte no acelerador a partir de agosto com uma enxurrada de lançamentos. Mas julho promete coisas divertidas – tem Eletrolar logo mais. A edição também traz uma reclamação pessoal sobre a indústria de tecnologia. Boa leitura e até semana que vem – Henrique

ELETRÔNICOS DE CONSUMO

TIRO…

A Motorola levou uma turma para Chicago para falar com Sergio Buniac, presidente brasileiro da operação global, e discutir (mostrar?) uma estratégia de vindouros aparelhos premium da marca. Curioso como pouca gente publicou sobre (ou só o UOL viu a notícia ali por enquanto).

E, sei lá, viajando aqui, a marca poderia deixar os Moto G como smartphones de entrada, os Edge como “intermediário premium” (o que não deixa de ser quase uma verdade) e o que vier no topo da cadeia alimentar.

…E ALVO

O topo da pirâmide pode começar pelo Moto X30 Pro, a ser lançado em julho na China. O nome é oficial (pelas redes da Lenovo na Weibo chinesa), assim como a lente tripla (35-50-85mm). O resto é vazamento – como o sensor da câmera de 200 megapixels e processador Snapdragon 8 Gen1+.

A conferir em algum momento deste novo mês – e não colocamos a mão no fogo pelo nome ocidental do produto, já que a Lenovo/Motorola tende a mudar as nomenclaturas quando o produto sai da China.

De qualquer forma, o Ev Leaks já tem o roadmap completo da Motorola até 2023 (incluindo um Moto Edge 30 Lite, que segue o mesmo design do X30 Pro) e além e o pacote é promissor, incluindo um com tela enrolável.

Câmeras são o destaque (e o volume) do futuro Moto X30 Pro (Evan Blass/Reprodução)

ENQUANTO ISSO

Já se fala na Samsung em telefones dobráveis mais “populares” (provavelmente na família Galaxy A), com preços na faixa dos US$ 700 – vai ser caro aqui de qualquer jeito.

NADA NÃO

O Nothing Phone 1 agora virou “alvo” de uma não-polêmica: o povo resolveu reclamar que o smartphone virá sem um processador topo de linha… até parece youtuber brasileiro quando não recebe o aparelho mais caro da família.

Não importa: as luzinhas são incríveis.

PROCURA-SE MUAMBEIRO

Alô leitores e amigos que trabalham na Samsung Brasil: favor arrumar alguém que traga a linha de acessórios da Starbucks, exclusiva da Coreia, na mala – pagamos bem (o preço justo, no caso).

UM BOM COPIA E COLA

A Anatel, surfando as tendências globais, também quer iPhone com USB-C no Brasil.

DURO NA QUEDA

A Amazfit – que tem mostrado um interesse grande no mercado brasileiro – lançou mais um smartwatch por aqui, o T-Rex 2, com resistência militar. A marca também passou na Anatel um relógio com 120 modos esportivos, o GTS 4 Mini – que ainda não foi anunciado em nenhum lugar do mundo.

Resistência e aparência militar: é para trilha e esporte radical, não motociata, tá ok? (Amazfit/Divulgação)

AINDA O RE:MARS

Algo que ficou na cabeça depois de enviar a edição da semana passada: o evento da Amazon/AWS deixou saudade de algo que as empresas de tecnologia deixaram (ou esqueceram) de fazer: falar do futuro ou até mesmo abrir seus laboratórios.

A era do influencer (e cada vez menos do jornalista) de tech faz com que os segredos fiquem cada vez mais bem guardados para o hype do momento, que quer levar a vendas e não inspirar o consumidor, escondendo um pouco da mágica – quer dizer, pesquisa e desenvolvimento – por trás daquilo.

A Nokia fazia isso muito bem – até nos lançamentos de telefones eles davam acesso aos designers, gerentes de produto, protótipos, era legal para caramba. A Intel tinha um evento de futurologia também, mas que não existe mais.

Que o re:MARS sirva para inspirar uma nova geração nas empresas de tecnologia e que as deixem mais abertas para falar e explorar o futuro e suas possibilidades. Lembrando que futuro não é metaverso, é real.

CULTURA DIGITAL

DIREITOS DIGITAIS

A queda de Roe x Wade nos EUA não fica apenas na proibição do aborto e consequente perda de direitos da mulher – e requer atenção do mundo todo.

A decisão levanta questões digitais importantes – como a vigilância de apps de menstruação e o sigilo dos dados compartilhados nesses serviços (que já até prometem modo anônimo) e, por que não (viva a distopia), até modificar como anúncios digitais podem rastrear consumidores. Argh.

O QUE O FACEBOOK FEZ ERRADO ESTA SEMANA

Instagram e Facebook removeram rapidinho do ar anúncios oferecendo pílulas abortivas. Mas nenhum (zero, nada) problema com anúncios similares oferecendo armas, certo?

O QUE A META QUER FAZER DE ERRADO EM UM FUTURO PRÓXIMO

Pretende tirar do ar o CrowdTangle, ferramenta de acesso restrito – porém importante – para jornalistas e pesquisadores visualizarem o que é viral ou não na rede. Mais um passo para encerrar a pouca transparência da empresa.

Em notas paralelas, a empresa vê um futuro não muito favorável para negócios ainda este ano.

LÍNGUA

O Estadão/Link falou com Blake Lemoine, o engenheiro do Google que diz que a inteligência artificial LaMDA criou consciência – onde fala que desligar a IA seria “assassinato”. Só nos assusta o Google ter deixado o cara falar com a imprensa sem um acordo de confidencialidade assinado…

MÁQUINA OFICIAL PARADA

As redes sociais do governo federal entram em pausa a partir de 02 de julho para não se tornarem máquinas de campanha do candidato em busca à reeleição. Mas sabemos que a máquina paralela roda lisa…

SEM TETO CORPORATIVO

Elon Musk reclamou do trabalho remoto na Tesla, o povo voltou para o escritório e… não tem mesa e nem infraestrutura de internet para todo mundo.

NOS STREAMINGS

A Paramount+ (alguém assina?) diz que streaming no Brasil não tem crise. E a Globo Play segue crescendo em conteúdo – agora com transmissões de 115 afiliadas país afora.

ESCONDE-ESCONDE

O YouTube vai retirar a opção de esconder quantos assinantes um canal tem. A ideia é deixar claro o tamanho real de canais e evitar fraudes e pessoas se passando por outros criadores, roubando conteúdo.

FREE ANITTA

A chegada de Anitta ao Free Fire é colocada como uma promoção de mulheres nos jogos, mas também é um bom experimento de tração de conteúdo regionalizado no mercado brasileiro.

MESA DE BAR GAMER

A Twitch vai facilitar o convite a convidados e assim criar mais conteúdo de conversas, como podcasts.

FOBIA É MUITO NÓIS

Conheça o jogo brasileiro que foi o mais vendido da Steam no lançamento.

ACHADOS AMAZON DA SEMANA

LEITURAS LONGAS

SUPER PODERES INÚTEIS

Na New Yorker, um perfil de Tom Davies, mestre da adivinhação de locais no Google Maps.

FOCA NO ROSTO

Na Haikai, detalhes do projeto de reconhecimento de focas usando aprendizado de máquina.

PELADA

Na Rest of World, a relação entre camisas de futebol e patrocinadores de tecnologia.

LEIA

Na PEGN, um perfil rápido da Scriv, do nosso amigo/webmaster Leandro Navatta. Em breve eles devem anunciar novidades…

DEITADO

Na Skift, a Air New Zealand vai vender assentos-beliche em seus voos de longa duração. Só conseguimos pensar no cheiro de pum na cabine apertada.

ALÉM DOS EFEITOS ESPECIAIS

O DailyDot problematiza o The Volume, nova técnica de criar efeitos visuais nas séries da Disney+ que substitui a tela verde por um telão curvo gigante de LED.

UM PASSO ATRÁS

Você já tirou uma selfie 0,5? O NYT explica o que é.

IINTERFACES circula por e-mail toda sexta-feira de manhã 

Para assinar, clique aqui.