CES 2023: dia 2 – TV sem fios, calma tech, power bank gigante
Início » NOVOS PRODUTOS » CES 2023: dia 2 – TV sem fios, calma tech, power bank gigante

CES 2023: dia 2 – TV sem fios, calma tech, power bank gigante

RESUMO

Edição enviada em 05 de janeiro aos assinantes da INTERFACES NEWSLETTER. Assine e receba toda sexta de manhã.

Bom dia.

Mais um dia de CES em Las Vegas – ontem foi o dia da imprensa, com coletivas das principais marcas.

Destaques para LG e Samsung, que apresentaram produtos e falaram bastante de sustentabilidade – tema quente do evento este ano. Tem um extra da edição de ontem no Twitter. Boa leitura e até amanhã!

CORTA FIOS

O anúncio mais surpreendente da LG foi a TV Signature OLED M (M3): à primeira vista, é um televisor normal, de 97 polegadas.

Mas… não tem nenhum fio ligado – e a imagem funcionando direitinho na tela, ligada apenas na energia.

O segredo está no que a marca chama de Zero Connect: uma caixa externa, com todos os fios e cabos conectados a ela (TV a cabo, Blu-ray, consoles de games etc). As imagens e o som seguem sem fio para a tela. E qual a utilidade disso? Além de impressionar as visitas, dá uma maior mobilidade para o dono da TV, que funciona até 10 metros de distância da caixa.

Não que uma tela de 97” seja assim portátil, né. Na prática, é para esconder tudo mesmo dentro de um armário e não deixar nenhum fio à vista.

A caixa aceita comandos de voz também (teve todo um discurso da LG sobre acessibilidade, algo raro de ver nas grandes marcas de eletrônicos).

A linha Signature, vale lembrar, é aquela das TVs mais caras e cheias de recursos da LG – em 2019 anunciaram uma TV enrolável na CES, que foi vendida por US$ 100 mil.

A OLED M deve ser lançada no segundo semestre. Amanhã, no estande no Las Vegas Convention Center, devo ver a OLED T, que é uma TV com tela transparente (!) e que só apareceu no telão durante a apresentação. Famoso “guardamos o filé” para o evento principal.

LG Signature OLED M: vídeo e som sem fios (Henrique Martin/Interfaces)

CHECKLIST

Previsões da CES que a LG mostrou na coletiva: –

  • Sustentabilidade/ESG
  • Carros elétricos (falando de recarga e tecnologia embarcada)
  • Metaverso (já que dá para acessar metaversos específicos na TV)

OUTROS DESTAQUES DA MARCA:

  • TVs da marca terão compatibilidade com plataforma GeForce Now, da NVidia, para streaming de games em 4K (impressionante também, se funcionar)
  • CEO da Paramount subiu ao palco para reafirmar a parceria entre Pluto TV e LG e dizer que assinantes de mais países terão o streaming gratuito integrado aos televisores da LG.
  • Streaming está tão onipresente na CES que vimos um teaser da segunda temporada de “Fundação”, da Apple TV+ na coletiva da LG. Algo que seria quase impossível em anos anteriores dos dois lados.
A TV OLED transparente só apareceu em imagem no palco mesmo (Henrique Martin/Interfaces)

CALMA TECH. SERÁ?

A Samsung seguiu com sua eterna missão de lançar um monte de produtos na CES (falamos de alguns na edição de ontem) e fazer uma coletiva de imprensa conceitual, com metas e ambições para um futuro próximo.

Só que o tema do ano deu aquela sensação de “falei, falei, falei e não falei nada”: uma visão para trazer tranquilidade à experiência de dispositivos conectados. Oi?

Em resumo, eles querem que usemos gadgets – robôs, TVs, smartphones – com apps – o incrível e cada vez melhor SmartThings – para ter uma vida mais equilibrada (leia-se trabalho e vida pessoal). Lindo, sustentável, quase impossível na prática, mas valeu a intenção. Sustentabilidade até vai, mas luzinha coordenada não, né?

O QUE FOI IMPORTANTE:

  • Falaram muito de sustentabilidade (uso de energia renovável e zerar emissões de carbono)
  • Em parceria com a Patagonia, a Samsung desenvolveu uma tecnologia nova para uso nas máquinas de lavar da marca que reduz a liberação de microplásticos na lavagem, usado em conjunto com um filtro que impede que esses microplásticos caiam na rede de esgoto (e no oceano).
  • Anunciaram o primeiro produto compatível com o novo padrão Matter para casa conectada: o SmartThings Station, carregador sem fios para celular que também atua como hub doméstico.
  • E uma parceria com a Philips Hue para sincronizar conteúdo das telas com a iluminação do ambiente (Philips Ambilight, velha e boa tecnologia que faz a mesma coisa, mandou lembranças).
  • Deu uma prévia do Relumino Mode (recurso para as TVs Neo QLED 8K e 4K do ano) para pessoas com deficiência visual “que realça os contornos e melhora o contraste e a cor para que o conteúdo fique mais nítido e fácil de apreciar”.
Modo Relumino: no lado esquerdo, como um deficiente visual enxerga a imagem, no direito, o ajuste de realce para melhorar o resultado (Henrique Martin/Interfaces)

ROKU AGORA É TV

A Roku (que segue apenas com TVs de parceiros e o eterno Roku Express à venda por aqui) lançou sua linha de televisores na CES. Zero expectativa de lançamento no Brasil, certo?

A TV da Roku (Henrique Martin/Interfaces)

KAWAII

A compra da HyperX pela HP começa a mostrar frutos: a marca de periféricos para PCs anunciou aqui na CES a HX3D, um programa de personalização de itens usando impressão 3D da HP. O primeiro produto? Uma capinha de tecla em formato de gatinho (Cozy Cat) para usar em teclados da HyperX e outros modelos mecânicos. Mas vai ter também itens para headsets, mouse e até suporte de microfone USB.

Teclado gamer fofinho, a gente vê por aqui (Henrique Martin/Interfaces)

TENDÊNCIA

Seja para o entusiasta do camping ou do apocalipse, um monte de marcas – como UGreen e Anker – mostraram seus powerbanks gigantes, com altíssima capacidade de armazenamento de energia (alguns modelos conseguem sustentar até uma casa).

A usina de força da Anker (Henrique Martin/Interfaces)

IINTERFACES circula por e-mail toda sexta-feira de manhã 

Para assinar, clique aqui.

Escrito por
Henrique Martin