CES 2023: dia 3 – gadgets, gadgets, gadgets
Início » NEWSLETTER » CES 2023: dia 3 – gadgets, gadgets, gadgets

CES 2023: dia 3 – gadgets, gadgets, gadgets

RESUMO

Edição enviada em 06 de janeiro aos assinantes da INTERFACES NEWSLETTER. Assine e receba toda sexta de manhã.

Hoje a CES começou para valer.

Passamos o dia no Las Vegas Convention Center vendo produtos que vão da incrível-e-sem-utilidade TV transparente da LG a um sensor de xixi para colocar na privada de casa. Hoje tem mais foto que texto, em uma edição diferente do dia 1 e do dia 2.

Boa leitura e até amanhã, último dia da cobertura da CES. Tem uns extras no Twitter também.

ATRAVÉS DA TELA

A TV LG OLED T consegue alternar entre um modo de tela cheia – como um televisor convencional – e ficar totalmente transparente. Na foto abaixo, ela está 100% translúcida, com as luzes acesas atrás dela.

Além do propósito da beleza e estética, não tem muito motivo para escolher uma tela dessas para a sala de casa. Em tempo: a LG vai lançar TVs OLED 8K ainda este ano no mercado brasileiro.

Vai uma TV transparente aí? (Henrique Martin/Interfaces)

CONVERTIDO NA DEMONSTRAÇÃO

Soundbar gamer era algo que achávamos desnecessário até ouvir a nova Razer Leviathan V2 Pro em ação.

Acima da barra, ali no meio, tem sensores infra-vermelho que rastreiam o movimento da cabeça do gamer (ou da pessoa usando o PC). Um botão alterna os modos de uso: estéreo convencional, Virtual Headset e Spatial Audio Virtual.

E ouvir isso na sua frente é indescritível: ao ativar o Virtual Headset, deu a sensação de estar com fones de ouvido (e a demo foi com “Everything in its Right Place”, do Radiohead – uma música que conheço bem com fones).

Alternou para o áudio espacial virtual, o ambiente ficou cheio de som. Aprovado e entrou na lista de desejos. Sai no Brasil este ano ainda.

Tudo Razer: tela, soundbar, teclado, notebook. (Henrique Martin/Interfaces)

TELAS ENORMES

Em um estande gigante que contemplava de ar-condicionado a monitor gamer, o grande destaque da TCL é a tela miniLED de 98 polegadas, um dos anúncios principais da marca este ano.

A área de desenvolvimento de telas da TCL também estava presente com protótipos que podem (ou não) serem usados em produtos futuros – como display OLED para smartwatches, smartphones dobráveis e até mesmo uma pesquisa de telas OLED impressas (!) – o que pode tornar a tecnologia mais barata para produzir.

Mais uma tela grande no mercado (Henrique Martin/Interfaces)

FETICHE

A Audio-Technica mostrou a Sound Burger de perto. Que design incrível. Pena que é edição limitada e virtualmente impossível de achar.

Pena que no barulho da feira não deu para ouvir a vitrolinha tocar.(Henrique Martin/Interfaces)

O ESTADO DAS COISAS

A plataforma SmartThings, da Samsung, segue ampliando sua compatibilidade com produtos de diversas marcas – e é isso que a foto abaixo tenta mostrar (quase tudo não é Samsung, vendo no detalhe).

Vale lembrar que, em uma CES, a Samsung prometeu ter todos seus produtos conectados– e isso é uma realidade.

A Samsung, por sinal, levou o conceito da “calma” mostrado na coletiva da CES para o estande: nada de produtos em destaque, mas toda uma historinha para contar sobre sustentabilidade e integração.

Os produtos mesmo estão em um showroom em outro lugar. Falando com a Samsung hoje na feira, deu para entender que as TVs OLED serão parte da linha premium da marca.

E, jogando um balde de água fria nos donos de TVs Samsung com lâmpadas Philips Hue em casa, só as televisões 2023 terão essa integração :/

CES 2023: dia 3 – gadgets, gadgets, gadgets

MENINAS, NÃO TEM NO BRASIL

Falando em Samsung, o gadget-hub-carregador sem fio SmartThings Station também não será lançado no Brasil.

Carrega gadget e comanda a casa esperta (Henrique Martin/Interfaces)

EM BREVE, NO SEU BANHEIRO

O U-Scan, da Withings, é a solução de saúde digital que você (nem ninguém) esperava, mas fizeram mesmo assim: é um teste de urina digital… para instalar na privada de casa.

Isso mesmo: você faz xixi em cima dele e o produto analisa marcadores biológicos específicos (como proteínas, nível de fluidos/água, vitamina C, cetonas) e gera um relatório no smartphone (claro) para indicar o estado geral de saúde. O produto tem 9 cm de diâmetro e, por dentro, um filtro que precisa ser trocado a cada três meses.

Perguntei se o U-Scan não ficaria confuso com vários moradores da casa acertando o alvo e, bem, a resposta foi que os sensores identificam a pressão do jato e o ângulo de respingo para saber de quem é a urina. Então tá.

De qualquer forma, o U-Scan ainda é um protótipo. Não vamos mijar num eletrônico tão cedo.

U-Scan desmontado (Henrique Martin/Interfaces)

BARCO VOADOR

O Candela C-8 é um dos primeiros barcos elétricos do mundo (taí um bom uso para a Mega da Virada, caso tivéssemos vencido algo).

A solução de engenharia é muito interessante: já que mover um objeto sobre a água envolve mais arrasto que sobre o ar – e consome mais energia.

Então, o C-8 tem esses “pés” vermelhos que levantam o barco, dando a impressão que ele “voa” sobre a água, reduzindo o arrasto e ampliando a duração da bateria.

Segundo a Candela, a autonomia da bateria chega a 50 milhas náuticas, com velocidade máxima de 30 km/h. É bastante para um barco elétrico.

A estrutura do C-8 – incluindo bancos e acabamento interno – é quase toda em fibra de carbono, que deixa o barco mais leve (Henrique Martin/Interfaces)

SOBE/DESCE

Em alta: empresas que fabricam produtos de tecnologia háptica – que passam sensação na pele do que se passa em uma tela (excelente para jogos em VR), como os da bHaptics – com acessórios para mãos, rosto (!), coletes para o dorso e luvas para braços e… pés (!!).

Em baixa: drones. Só vimos um estande – e todos os drones desligados, nada da gaiola barulhenta com as pipas de rico voando.

TracSuit: coletes de sensação para jogar em VR (Henrique Martin/Interfaces)

O ESPIÃO QUE COZINHAVA

Outra tendência curiosa são os fornos inteligentes com câmera integrada – que serve para mostrar o que tem lá dentro na tela do smartphone, gravar time-lapses e identificar a comida. Tanto Bosch (que escondeu a sua câmera no fundo do forno inteligente) como os Samsung BeSpoke já começam a oferecer o recurso.

Câmera no forno: levando o fetiche de ver comida cozinhando a um novo nível (Henrique Martin/Interfaces)

MEIO DE TRANSPORTE

Ano passado, a cidade de Las Vegas inaugurou o The Loop, aquele sistema de transporte com túneis feitos pela The Boring Company (do Elon Musk, nem em semana de CES nos livramos dele) e carros da Tesla rodando sem parar.

Em 2022 os relatos do The Loop eram de filas e trânsito nos túneis. Este ano – são poucas as estações – tudo flui bem e rápido, com uma frota de Teslas que não descansa.

E o que tem de diferente? Ah, os túneis têm luzes RGB e ficam coloridos. Imperdível. Os motoristas não podem ligar o piloto automático, vale notar… De resto, se você já andou de carro em um túnel, a única diferença aqui é que só tem uma mão e é um pouco claustrofóbico.

O túnel do The Loop ligando as estações Central a West no Las Vegas Convention Center (Henrique Martin/Interfaces)

IINTERFACES circula por e-mail toda sexta-feira de manhã 

Para assinar, clique aqui.

Escrito por
Henrique Martin