Guerra de patentes: Google compra Motorola Mobility (!!!)
Início » CULTURA DIGITAL » Google » Guerra de patentes: Google compra Motorola Mobility (!!!)

Guerra de patentes: Google compra Motorola Mobility (!!!)

RESUMO

O Google anunciou na manhã desta segunda-feira que vai comprar a Motorola Mobility em um valor estimado de US$ 12,5 bilhões. O acordo mantém a Motorola como empresa independente.

Do blog do Google, post assinado por Larry Page e recém-publicado:

“Desde seu lançamento em novembro de 2007, o Android não apenas ampliou as escolhas do consumidor mas também melhorou toda a experiência móvel para os usuários. Hoje, mais de 150 milhões de dispositivos Android foram ativados em todo o mundo, com mais de 550 mil aparelhos por dia, com uma rede de 39 fabricantes e 231 operadoras em 123 países. Dado o sucesso fenomenal do Android, estamos sempre de olho em novos meios de melhorar o ecossistema Android. E é por isso que estamos anunciando que fixemos um acordo para comprar a Motorola Mobility”

Do comunicado oficial:

  • o acordo de compra é estimado em US$ 12,5 bilhões, e foi aprovado pelos conselhos diretivos das duas companhias.
  • a Motorola Mobility será mantida como uma empresa separada.
  • O compromisso total da Motorola Mobility com o Android criou um complemento ideal para as duas companhias. Juntos, vamos criar experiências de usuários incríveis que vão ‘turbinar’ todo o ecossistema Android para benefício dos consumidores, parceiros e desenvolvedores. Aguardo ansiosamente para receber os ‘Motorolanos’ em nossa família de Googlers“, afirmou Larry Page, CEO do Google.
  • Essa transação oferece um valor significativo para os acionistas da Motorola Mobility e fornece grandes novas possibilidades para nossos funcionários, consumidores e parceiros ao redor do mundo. Compartilhamos uma parceria produtiva com o Google para melhorar  a plataforma Android, e agora por meio dessa combinação poderemos fazer mais para inovar e fornecer soluções móveis incríveis para nossos aparelhos”, disse Sanjay Jha, CEO da Motorola Mobility .
  • Esperamos que essa combinação nos permita criar novos níveis para o ecossistema Android. Entretanto, nossa visão para Android continua sem mudanças, e o Google permanece comprometido com o Android como plataforma aberta e uma comunidade open-source vibrante. Vamos continuar a trabalhar com nossos valiosos parceiros Android para desenvolver e distribuir aparelhos inovadores movidos a Android“, comentou Andy Rubin, vice-presidente sênior de mobilidade no Google.

Primeiras coisas que me vêm à cabeça e outros comentários gerais:

1) isso tem a ver com a guerra de patentes em torno do Android. Motorola tem patentes importantíssimas de telefonia e comunicações. Desse modo, o Google se protege (e vai ao ataque contra Apple e Microsoft).

2) Google comprando fabricante de hardware? Isso é NOVO. Pensando no ponto de vista das patentes, tem lógica. E teremos mais aparelhos Android “puros”, sem intervenções bizarras (Motoblur, Timescape) e desnecessárias. Desse jeito, o Google também controla hardware + software + serviços (lembra uma certa empresa com nome de fruta, certo?)

3) O CEO Sanjay Jha, na semana passada, jogando verde na Microsoft: era puro vapor!

4) Adeus aparelhos dual-sim ou low-end. Agora é que a Motorola vira 100% Android (e aí pode ter dual-sim, claro :P).

5) Quem será o primeiro fabricante a pular fora do mundo Android pós-Motorola? LG? Sony Ericsson?

6) Próximo passo da Microsoft: comprar a Nokia pra valer?

7) do TechCrunch, para entender o tamanho da coisa: a Motorola tem um “portfólio de 14.600 patentes e outras 6.700 patentes pendentes”.

8 ) Vale lembrar que existem DUAS Motorolas: a Mobility, que foi comprada pelo Google, e a Solutions, que continua independente (até que alguém a compre também).

9) Ainda bem que serão empresas distintas: a cultura corporativa (careta e, por que não dizer, WASP) da Motorola é totalmente distinta do liberalismo californiano do Google.

10) o WSJ crava: é a maior aquisição do Google até hoje.

11) prêmio de futurologista do dia vai pro analista de mercado Ben Bajarin, que chutou a compra na semana passada.

12) como bem lembrou o Cesar Cardoso no Google+: “Agora falta a segunda parte: vender tudo o que não for P&D e patente; certeza que Huawei, ZTE ou alguma outra chinesa adoraria comprar as fábricas da Motorola Mobility. Neste ponto, manter a Motorola Mobility como uma empresa separada é uma péssima ideia e só serve para criar incerteza com parceiros importantes como Samsung e HTC.”

13) Os demais parceiros de Android me parecem um tanto apáticos (e corporativos) ao comentar a aquisição.

Escrito por
Henrique Martin
27 comentários
  • Isso sim é uma notícia para despertar uma segunda-feira preguiçosa… o_O

    Ps.: Corrige aí no texto, está escrito “camos” ao invés de “vamos”.

  • You guys are awesome!
    Parabéns pela notícia, imagino a cara feliz de quem comprou ações da motorola mobility na sexta-feira…….

  • Creio que não é apenas devido a briga de patentes. Muitos reclamam da Motorola e seu tratamento com o Android (ora bom com alguns modelos, ora péssimo com outros). Como noto que a Motorola é uma das principais marcas que trabalha com o. Android, é uma forma também de fazer a fabricante se dedicar ao robozinho verde.

    E uma pergunta: a Mobility trabalha com hardware e software ou só software? Ah, e a tecnologia iDEN, está também com esta parte da Motorola? Se tiver…

    • tudo que é celular e set top box é moto mobility. logo, IDEN = google

      • Henrique, até onde sei, a Mobility não é responsável pelos equipamento de rede, que é onde está o 'pulo do gato' do IDEN.

        A Motorola Solutions é que é responsável por toda área de roteadores, equipamentos CDMA, WiMax, …
        A Motorola Mobility licencia estas tecnologias para embutir nos terminais de acesso. O fato da Motorola Mobility fabricar aparelhos IDEN não significa que a tecnologia IDEN seja dela.

        • tem lógica. mas acho que, por conta do tamanho dos clientes sprint/nextel nos EUA (e Brasil), não devem abandonar o barco, né?

        • A tecnologia IDEN É da Motorola sim… tem patente até não sei quando…. e exclusividade com Sprint / Nextel…

  • Hahaha, pura surpresa mesmo. Mas acredito que o Google sabe o que está fazendo, e as patentes que a Motorola detém serão mesmo importantíssimas para essa maldita guerra de patentes se resolver de algum modo.

    Agora eu fico confuso: A Microsoft cobra royalties de alguns fabricantes que usam Android e vai ter que pagar royalties para o Google por usar tecnologias da Motorola para que seu Windows Phone funcione… Confuso.. mas interessante!

  • Será que isso vai acabar com a reclamação de que a Motorola não atualiza seu software android? Vai acabar com o Motoblur?

  • Não quer dizer muito mas:
    “We welcome the news of today’s acquisition, which demonstrates that Google is deeply committed to defending Android, its partners, and the entire ecosystem” Peter Chou, CEO, HTC
    “I welcome Google’s commitment to defending Android and its partners” Bert Nordberg, President & CEO, Sony Ericsson
    “We welcome Google’s commitment to defending Android and its partners” Jong-Seok Park, Ph.D, President & CEO, LG

    Motorola seguindo os caminhos da Ericsson, essa era difícil de imaginar.

  • De repente meu Motorola Xoom ficou mais bonito e interessante nessa manhã.

    Meu Nokia N81 zumbi precisa resistir até iPhone 5 ou quem sabe o próximo Googorola.

  • se fosse apenas a busca por patentes, o google perdeu a palm por $1,5bi
    alem de ter apostado baixo na nortel, com apenas $4bi…

    Agora, teve que pagar caro pra se proteger nessa guerra ridicula de patentes, provocado pelo sistema americano de patentear ideias, sem um produto em mãos, feito, produzido…

    • Mas a Nortel não tinha metade das patentes que a Moto tem.
      E provavelmente teria que dividir o cardápio com outras empresas.

      E a Palm tava investida demais em outra plataforma.
      Se bem que em se tratando de patentes de SOs móveis, era um belo negócio…

  • […] Milestone 3 é a terceira geração do smartphone topo de linha da nova empresa do Google, a Motorola Mobility. Na nova versão, o aparelho ganhou tela e teclados maiores, roda Android […]