Moto G 5G Plus: o que importa
- Moto G 5G Plus é mais um aparelho com conectividade 5G DSS à venda no Brasil, agora em uma versão mais democrática em um aparelho intermediário – e isso é ótimo (apesar de não termos 5G no Brasil). E é um smartphone que recupera o “espírito Moto G”, com recursos avançados em um preço (mais ou menos) bacana.
- Motorola, de qualquer forma, diz que o aparelho está pronto para o 5G “real” quando ele estiver disponível por aqui (senta e espera, que vai demorar).
- O Moto G 5G Plus é um aparelho exclusivo da operadora Claro, que vende seu serviço “5G” antes de existir 5G de verdade no Brasil. É a história do 5G DSS toda de novo. A Claro usou esse truque do 5G DSS com o Moto Edge, que é um aparelho bem mais caro por aqui (preço sugerido já na faixa dos R$ 4.300, direto na Motorola).
- DSS significa Compartilhamento Dinâmico de Espectro e, na prática, é uma gambiarra que permite implementar o 5G (que ainda não existe por aqui porque o Governo Federal ainda não fez os leilões das frequências, já deveria ter feito e ficou para 2021) usando as mesmas frequências do 4G ao mesmo tempo, na mesma banda.
- As configurações do Moto G 5G Plus são bem decentes, muitas delas parecidas (e até melhores) que do Edge: chipset Qualcomm Snapdragon 765, 8 GB de RAM (o Edge tem 6GB), 128 GB de armazenamento interno, câmera quádrupla na traseira – principal com 48 megapixels de resolução. Tela tem 6,7″ e a bateria tem 5.000 mAH de capacidade (com carregador de 20W na caixa).
- Vale notar que este não é um aparelho da linha Moto G9 – pois é o primeiro Moto G a ter… 5G (tudumpss!)
- O aparelho começa a ser vendido direto pela Claro pelo preço sugerido de R$ 2.999 (pode variar com planos da operadora). Em comparação ao próprio Moto Edge, é um baita preço – com a grande diferença de o Moto G 5G Plus não ter a tela curva nas laterais.
- A Motorola também vai vender direto o aparelho com configuração da Claro.
[…] zerou a nomenclatura de gerações de Moto G agora para a tecnologia 5G, com o Moto G 5G Plus. É um aparelho intermediário, exclusivo da operadora Claro (que coisa 2010 […]