Depois do furacão pré (e pós) Nokia World, mês passado (saída do OPK, novo CEO, demissão do Anssi Vanjoki), a Nokia divulgou hoje seus resultados financeiros: teve um lucro maior, vai demitir 1.800 funcionários no mundo todo (aumentar efetividade blablabla). Pro mundo deste Zumo, o mais interessante é que o Qt vai, finalmente, ser a plataforma única de desenvolvimento para aparelhos da marca, sejam eles Symbian ou MeeGo. Na prática, o que isso significa? Para quem tem/terá um novo Nokia, atualizações contínuas de sistema operacional.
No fim das contas, essa “evolução” do Qt vai levar ao fim da plataforma Symbian como planejada até então. Se o Nokia N8 roda Symbianˆ3, atualizações constantes e melhorias de sistema planejadas para o Symbianˆ4 já poderão, aos poucos, ser implementados nos aparelhos: logo, não existe mais Symbianˆ3 ou Symbianˆ4, apenas… Symbian. Mais ou menos como a própria Nokia fazia com atualizações passadas em aparelhos (como o 5800 e o N97) e num esquema bem similar ao que a Apple faz com seu iOS (Android, acho que tem uma lição para você aqui: fragmentação não é legal).
Acredito que a Nokia irá avisar os limites de cada aparelho para o tipo de atualização, do mesmo modo que ocorre no iOS (como iPod touch 2a geração rodando iOS4 sem multitask, por exemplo). Evitar dor de cabeça pro consumidor como ocorre com o Android (e a Motorola sabe bem disso) é bom e conserva a reputação.
Para os desenvolvedores, a boa notícia é que elevar o Qt (pronuncia-se “cute”) a framework único, criar apps para Symbian e MeeGo significa a mesma coisa. E com isso a Nokia mostra que entrou no bonde do HTML5, já que o Qt tem suporte nativo a esse padrão.
Em tempo: o Meego ficou pra 2011 mesmo.
Agora a Nokia precisa ajustar também o tempo entre o anúncio de um novo produto e sua chegada ao mercado. Novamente, comparo com a Apple: anunciaram ontem o MacBook Air, já está nas lojas.
O tiozinho responsável por dizer aos consumidores o que cada aparelho roda e não roda a cada atualização do sistema vai ter trabalho. Na Apple são dois, três aparelhos; na Nokia, alguém ainda se dá ao trabalho de contar?
[]'s!
se pegar a linha nova a diferença não é tão maior assim. Hoje são 4 aparelhos com Sˆ3: N8, E7, C6 e C7, mais o temido N9 com Meego esperado pra este ano ainda. Na Apple: iPhone, 3G, 3GS, 4 + iPod touch
Mas a Apple levou três anos para lançar quatro modelos, a Nokia lançou quatro numa tacada só.
Quando o Symbian^3 chegar aos segmentos mid e low-entry, a maluquice de duzentos aparelhos que existe hoje nos Symbian S60 3rd e 5th Edition se repetirá — infelizmente.
[]'s!
apple: quatro anos, quatro aparelhos
nokia: um mês, quatro aparelhos
android: dois anos, centenas de aparelhos. acho que a coisa aqui é pior, né? 🙂
Citar Android é apelação 😀
[]'s!
Vida longa ao WebOS então? :p
A Nokia está fazendo certo e se preparando para o futuro. É aquela história de "mijar nas calças no frio". Se eles usam Android, hoje seria maravilhoso, mas em 10 anos seriam mais uma fornecedora medíocre de Android. E vejam só, daqui a 10 anos, ainda existirá celular e desenvolvimento para ele.
O que eles precisam mesmo é ajustar o tempo de entrega dos produtos, isso é fato.
dez? espera dois e vamos ver quem sobra
hehe, é, eu chutei longe pra gente pensar mesmo, que em 10 anos vai ter empresas vendendo celular. E não da pra pensar no só no HOJE.
Nós pensamos no HOJE, nos queremos agora, a gente não quer esperar. Mas o que a Nokia está fazendo é "hoje eu não tenho, mas talvez em 2 anos eu terei". E se der certo a estratégia com a QT em pouco tempo pode ser a melhor plataforma para desenvolvimento móvel. Hoje a QT é muito boa pra desenvolvimento desktop. Tenho amigos que usam a QT para fazer sistemas empresariais e só tem elogios. Se der errado, a Nokia tentou, e ai sim é RIP.
Mas eu acho que cada vez vai ter MAIS gente vendendo celular, e não menos, hoje até a puma tem celular. Em 10 anos vai ter celular da coca cola. 🙂
da coca cola não sei, mas movido a coca cola já existe! http://www.physorg.com/news182632665.html
legal. 🙂
[…] This post was mentioned on Twitter by henriquemartin, henrique e nagano, 100%Tecnologia, Geek Br, John Willians and others. John Willians said: [Zumo] Nokia: tchau Symbian (mais ou menos), oi Qt, oi MeeGo: Depois do furacão pré (e pós) Nokia World, mês… http://tinyurl.com/2fgwbhs […]
'Qt (pronuncia-se “cute”) '.
No patropi se fala "quetê" . Nada de cuti-cuti .
Quiuti
[…] (…) Para os desenvolvedores, a boa notícia é que elevar o Qt (pronuncia-se “cute”) a framework único, criar apps para Symbian e MeeGo significa a mesma coisa. E com isso a Nokia mostra que entrou no bonde do HTML5, já que o Qt tem suporte nativo a esse padrão. (…) (via zumo.com.br) […]
Peraí, a Apple tb não é assim tão eficiente em entregar o produto, não. Me lembro bem do iPad que foi apresentado por Jobs e que só começou a ser vendido meses depois (só não lembro quantos meses pq não estou interessado em tablets, por enquanto, e muito menos no iPiada).
Obs.: ainda chamo iPiada pois acho que precisa de portas USB, etc. etc. e etc. mas aposto que a Apple ri muito mais que eu, com ele, pois está faturando rios de dinheiro.
sim, mas o iPad é um exemplo fora da curva. o nokia N8 foi apresentado no começo do ano e só saiu agora – pra ficar em um exemplo.
cara o IPad começou a ser vendido 2 semanas depois de ter sido apresentado. A Nokia gosta de colocar seus aparelhos pra hibernar, longos 6 meses entre apresentação e entrega dos aparelhos – foi assim com N97 e está sendo assim com N8
brasileiro adora falar sigla letra por letra. travei quando ouvi um gringo falar "SEQUEL" pela primeira vez. horas depois, descobri que ele queria falar… "SQL"
o n8 não saiu no começo do ano pq foi preciso fazer uns ajustes, bem melhor do que lançar um produto com problemas igual a apple lançou o iphone4, muitas pessoas reclamando do sinal e falando de uma mancha amarela na tela.
a história que eu encontro é que o hardware tava pronto, o SO que tava atrasado.
é o oposto do que aconteceu com a Apple.
mostra bem o forte de cada uma, inclusive
A Apple é perfeita em tempo de lançamento né? Correu pra lançar o Iphone 4. Deu no que deu: o aparelho da curto na antena, tem manchas etc etc.
enmeego, meu meego querido. Qdo vc dará as caras???
Por enquanto, só N900 reinando sozinho.
E gostei dessa possiblidade de usar QT. Mas, como ficam as diferenças na resolução de tela? entre outras diferenciações de cada aparelho (qwerty fisico ou on screen)
Então, agora a quem quiser desenvolver nas plataformas da nokia só resta entrar na dança! http://www.youtube.com/watch?v=NbTEVbQLC8s
E sim, o clipe foi feito pelos desenvolvedores da Trolltech antes da compra pela nokia, mas pelo que conversei com o pessoal deles no fisl 11.0, eles não se arrependem desse comercial
Acreditem ou não estou querendo comprar um E71, sera que vou receber atualizações? S60 vai ganhar algum "plus"?
Quantos comentários bons, de gente que tem nível, por isso gosto deste site! Entrando no assunto… lembro a todos que a Nokia é finlandesa e as empresas finlandesas assim como outras européias a exemplo da Volvo, sempre pensam no futuro para o produto e principalmente para os clientes. Alguns projetos demoram em média dois anos e até mais para se concretizarem e em muitos casos nem chegam ao mercado de massa por entenderem que não serão suficientes para o público alvo. E pessoalmente acho idiotice de muitos sites compararem a Nokia com a Apple, ambas são boas e com públicos diferentes. A primeira é de gente como nós que lemos e participamos de blog como esse (sobre tecnologia) e a segunda faz produtos para esse público e ao mesmo tempo para o povão.
[…] do Meego que a interface não é a final ainda, logo não deve ser a que vai aparecer no vindouro Nokia N9, previsto (e atrasado) para 2011.As telas da versão para carros e para netbooks também podem ser vistas no site do […]
[…] do Symbian vai passar para as mãos da Nokia (que já expressou seu profundo interesse em que os desenvolvedores usem o Qt para Symbian e MeeGo) e a fundação vai se tornar “responsável por licenciar software e […]