[Computex 2015] A Asus anunciou hoje em Taipei seu novo modelo de smartphone, o Zenfone Selfie, com câmera frontal de 13 megapixels, além de uma nova linha de tablets ZenPad e um novo Zenwatch 2.
Entretanto, o mais surpreendente do evento foi a adoção processadores Qualcomm Snapdragon no Selfie e em mais três modelos distintos do Zenfone 2 – incluindo um de 5,5″ que deve chegar em breve ao mercado brasileiro, complementando a linha com chip Intel Atom (sobre ZenPad e ZenWatch em outros posts).
O Zenfone Selfie é um modelo praticamente idêntico ao Zenfone 2: sua grande diferença exterior é a câmera frontal de 13 megapixels com flash dual-tone. A câmera traseira também tem 13 megapixels de resolução e conta também com autofoco laser, algo inédito nos Zenfone.
O Selfie vem com processador Qualcomm Snapdragon 615 (octa-core), 3 GB de RAM e tela Full HD de 5,5″, com três opções de cores (azul, rosa, branco).
Por conta da câmera frontal de alta resolução, a Asus inseriu nessa parte do smartphone novos recursos de software para ampliar seu uso, como “embelezamento” em tempo real, selfies em HDR (recurso bom em caso de rosto contra a luz, que tende a ficar mais escuro), selfies em modo de pouca luz e um interessante acessório chamado Selfie Swing, que é um tipo de pau de selfie integrado ao corpo do aparelho (abaixo).
A Asus diz ainda que a tela de 5,5″ tem 403 pontos por polegada e tecnologia IPS com grandes ângulos de visualização, além de 3 GB de RAM. Amanhã (lembrando que já são mais de 18h em Taiwan enquanto escrevo este post) vejo o Zenfone Selfie mais de perto no stand da empresa na Computex 2015.
O curioso foi ver a Asus, tradicional parceira da Intel, anunciar um produto com processador da concorrente. Apesar de outros produtos demonstrados na apresentação de Jonney Shih, chairman da companhia, usarem Intel, deu a sensação de que a turma de Santa Clara foi pega de surpresa durante o anúncio (encontrei um executivo velho conhecido depois do evento e ele disse “e aí, gostou do ZenPad?“). Tanto que quem fez a apresentação oficial do Zenfone Selfie foi uma executiva da área de design da Asus.
Mas o Zenfone Selfie não foi o único produto com Qualcomm na apresentação da Asus.
Apesar de a empresa taiwanesa não citar durante o keynote, na saída estavam outros novos três modelos de Zenfone 2 também com processador Qualcomm, com telas de 6″ (HD), 5,5″ e 5″. Os panfletos dizem que os modelos terminam com o código “KL” (que, no jargão Asus de nomenclatura, significa Krait LTE). Krait = arquitetura Qualcomm.
Apenas o modelo de 5,5″ deve ser lançado no Brasil como um smartphone intermediário (provavelmente com Snapdragon 410), já que o aparelho topo de linha (com 4 GB de RAM) vem com Intel Atom, e a subsidiária local da empresa já disse que lança o novo smartphone “antes de setembro”.
Os modelos com Qualcomm têm foco laser na câmera traseira, vêm com 2 GB ou 3GB de RAM (por limitação do processador) e proteção externa com Gorilla Glass 4 (contra Gorilla Glass 3 nos aparelhos com Intel), além de conectividade 4G e Android 5.0.
Este é o modelo de 6″:
E colocando lado a lado o Zenfone 2 com Intel (esquerda) do Zenfone 2 com Qualcomm (direita) dá para percebber uma leve diferença no design: no Intel o flash LED, câmera e botão de controle estão ordenados na vertical, com uma grande indicação de “Intel Inside”.
Já no Qualcomm o LED fica ao lado esquerdo da câmera e alinhado ao sistema de foco laser à direita – e sem indicação do fabricante do processador.
Disclaimer: ZTOP cobre a Computex 2015 Taipei a convite da Asus Brasil. Fotos e opiniões são nossas.
.
Até que enfim a ASUS resolveu lançar uma opção ao seus tradicionais aparelhos equipados com processadores Intel x86. O Android é um sistema operacional feito para ARM, e esta insistência de usar processador Intel x86 só leva a um aparelho que sempre sofrerá de incompatibilidades com apps e roms customizadas. Eu jamais compraria um celular/tablet equipado com processador Intel x86 que rode o sistema Android. Intel funciona somente com processos x86, como o Windows, Linux, etc.
.
Sim, sim… Mas AFAIK o Android não é baseado no Linux (ou ele já evoluiu para um kernel próprio)?
.
Sim, o Android usa o kernel Linux… mas para rodar instruções ARM. Já os Linux tradicionais, tais como o Ubuntu, Mint, Red Hat, Suse, Debian entre outras, são feitos para rodar instruções x86. É o mesmo que ocorre com o Windows RT, feito para ARM e que não funciona nenhum programa, game, drivers, etc que rodam normalmente no Windows XP, 7, 8 ou 8.1 que usam processadores x86.
Uma coisa são processadores que lidam com instruções x86, de propriedade da Intel (que por sinal não licencia para ninguém, exceto para a AMD), e outra são processadores que rodam instruções ARM, que a vende a licença de fabricação para qualquer fabricante que desejar lançar no mercado seus processadores.
Resumindo o bla, bla, bla acima… quando você comprar um smartphone ou tablet equipado com um processador da Intel (x86), e que rode Android (feito pelo Google para usar instruções ARM), você terá um aparelho sujeito a constantes incompatibilidades total ou parcial de programas/aplicativos e muito dificilmente terá acesso a roms customizadas, tipo as famosas “CyanogenMod”.
.
E os botões capacitivos continuam sem retroiluminação
Asus enrolando muito e até agora nada de Zenfone 2 por aqui, se for esperar pra trazer essa versão Snap vai ser outra enrolada e o celular só chega no fim do ano.
Segundo o último anúncio da Asus Brasil, eles ainda estão no prazo (ou mais exatamente em agosto):
https://interfaces.news/zenfone-2-brasil/
Novidades o Zenfone Selfie e outro modelo mais simples chamado Zenfone Go foram encaminhados para o Ministério das Comunicações para serem enquadrados na MP do Bem. Ou seja dois modelos abaixo dos 1500 reais. O Zenfone Go deve ser o sucessor do Zenfone 5.