O Fennec, codinome para o Firefox voltado a dispositivos móveis, não é nenhuma novidade. O browser, ainda em versão alpha 1, roda, por enquanto, apenas em internet tablets da Nokia (N800/N810). Há quem diga que sua versão para Windows Mobile está próxima, bem próxima.
Como estou com um N810 dando sopa, resolvi contrariar as regras do Nagano (“você é louco de instalar software alpha!“) e, depois do clique, mostro telas e algumas conclusões rápidas sobre o Fennec para matar a curiosidade.
1) Instalação: rápida, sem problemas. Pela conexão Wi-Fi do N810, fui ao site da Mozilla e baixei o Fennec. Instalei junto aos aplicativos de internet do tablet.
2) Tela inicial: é a comum tela de boas-vindas do Firefox, com duas observações: arraste para a esquerda e verá o controle de abas; arraste para a direita e verá as configurações do aparelho.
3) Visual: é o Firefox cuspido e escarrado, só que em uma tela menor. Tem a mesma “barra inteligente” para completar endereços, o mesmo gerenciador de segurança (do “guardinha” que garante a legitimidade do site) e até permite instalar add-ons (extensões, plug-ins e temas) – com poucas opções disponíveis.
4) Velocidade: é software no início da sua fase de testes ainda, bem mais lento que o navegador padrão do N810 nas respostas ao toque na tela; nem todas as fontes renderizam direito e o Fennec vem “pelado”, sem nada adicional habilitado (YouTube, por exemplo, não funciona ainda). Gostei bastante que o Fennec responde a alguns plug-ins do WordPress, mostrando a imagem em um pop-up quando tocada.
5) Conclusão: Fennec é interessante, promissor, mas precisa de bastante desenvolvimento ainda. Instalei por curiosidade mesmo, e ele mostra que tem muito a vir por aí. Em um mundo de navegadores móveis que fazem apenas o básico, o Firefox Mobile tem muito a acrescentar.
Fotos:
já testado no windows mobile.
muito lento e pesado. a renderização das páginas é semelhante ao skyfire (navegador full para WinMo que roda até youtube nativamente), ou seja lentamente.
Ainda tem muito o que caminhar, mas pelo menos mostrou a que veio. Se não demorar uma eternidade – e se transformar num vaporware – ficaremos tentados a substituir o onipresente opera mobile!
Na ordem de navegadores que tenho no meu PocketPC
1. Opera Mobile, 2)Skyfire, 3)Pocket Internet Explorer e 4) Fennec
@dflopes to bem curioso pra ver o Skyfire….
Atualmente tenho um iPhone, então minhas opções são bem restritas (praticamente uma). Se tivesse flash, seria uma maravilha. Única versão “menor” do opera que utilizei foi no Wii, e sinceramente, não gostei nada.
Para quem quiser testar o skyfire:
http://www.skyfire.com/
então clique em “get it now”
@Leonardo.
A melhor (ou única) coisa do iphone é a navegação FULL com o Safari.
Mas a inexistência de flash prejudica, um pouco, a navegação – mas que não tira o brilho do programa.
No caso do Skyfire, ele é realmente pesado e lento para renderizar as páginas – mas abre tudo o que vc imaginar, inclusive videos no Globo.com ou do Youtube inseridos em site (embebed).
Sobre o Fennec, ainda tem muito chão para andar até se tornar algo “usável”
@dflopes
baixei ontem uma versão do Skyfire pra Symbian, até então parece bem bacana.
Uma coisa que acho estranha: o navegador do N800/N810 já não é baseado no Firefox? Pelo menos o desenvolvedor dele é a Mozilla, funciona muito bem, aliás, abrindo flash e exibindo muito bem as páginas.
Estou cada dia mais satisfeito com meu N800, ler PDF por ele está sendo ótimo, sem contar que ele é todo Linux e baseado no Debian, dá para fazer coisas incríveis com o bichinho.